SpaceX, de Elon Musk, já levou 480 satélites Starlink ao espaço

A SpaceX lançou ontem à noite 60 satélites Starlink; agora, a empresa possui 480 unidades para fornecer internet banda larga

Darlan Helder
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Starlink no espaço

A SpaceX, companhia aeroespacial americana do bilionário Elon Musk, lançou 60 satélites Starlink ao espaço na última quarta-feira (3), totalizando agora cerca de 480 unidades. A missão foi realizada com sucesso na Flórida (EUA) às 22h25, horário de Brasília. O envio faz parte de um projeto ambicioso de fornecer rede de internet banda larga em todo o globo terrestre, com início pela América do Norte.

Para enviar os satélites, a SpaceX utilizou o famoso Falcon 9: trata-se do mesmo foguete usado na missão histórica Demo-2, que levou dois astronautas americanos ao espaço no último sábado (30) com a cápsula Crew Dragon. Após o lançamento ontem, o Falcon 9 pousou no navio da empresa no Atlântico e, com isso, poderá ser reutilizado em outras missões.

Outros equipamentos da SpaceX já estão no espaço e a empresa tem permissão para enviar até 12 mil satélites Starlink. De acordo com Elon Musk, 800 já são suficientes para uma cobertura “moderada” de internet.

SpaceX lança satélite Starlink  com “viseira”

Junto aos demais satélites lançados, a SpaceX enviou um modelo diferenciado para teste. Ele possui uma “viseira” que impede que o sol reflita no equipamento. A companhia resolveu fazer isso para diminuir o brilho do satélite, que estava refletindo no céu, principalmente durante o pôr do sol.

A interferência preocupa membros da comunidade astronômica, que não conseguem observar o Universo com tanto êxito. Por enquanto, a SpaceX fez apenas um teste e, caso a “viseira” consiga bloquear o brilho, outros satélites com a inovação serão enviados.

“A SpaceX está comprometida em tornar futuros projetos de satélites tão escuros quanto possível. O modelo da próxima geração será projetado especificamente para minimizar o brilho e, ao mesmo tempo, aumentar o número de consumidores que podem ter acesso à internet de alta velocidade”, explicou a empresa em comunicado.

Com informações: TechCrunch e The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog. 

Relacionados