Google vai destacar nos sites trechos que podem te interessar

O Google já começou a exibir o realce em amarelo para algumas buscas no desktop e em dispositivos móveis

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Uma mudança no Google deve ajudar você a encontrar com mais rapidez os trechos de seu interesse em sites. Agora, ao te encaminhar para o endereço desejado, o buscador pode rolar a página até o trecho exibido na pesquisa e realçá-lo em amarelo. A novidade vale apenas para os chamados trechos em destaque, isto é, as caixas especiais que aparecem acima dos demais resultados.

Segundo o SearchEngineLand, a atualização já pode ser percebida no desktop e em dispositivos móveis. Em nossos testes, o Google exibiu o realce para informações em buscas no computador e no Android. No entanto, a opção ainda não está disponível para todos os trechos em destaque, o que indica que a alteração ainda está sendo implementada.

A empresa informa que começou a oferecer o direcionamento para um trecho específico do site em 2018, para páginas AMP. Os testes de páginas comuns, em HTML, se iniciaram em 2019 e, desde a semana passada, o uso da solução foi ampliado. “Podemos determinar com confiança onde está o texto para navegadores que suportam a tecnologia”, indicou a companhia em um de seus perfis no Twitter.

O Google afirma que os desenvolvedores não precisam fazer nenhuma atualização em sites e que a funcionalidade depende apenas de uma mudança no link exibido na busca. Como a empresa aponta nesta página de documentação do Chrome, o realce nas páginas depende da inclusão de atributos na URL.

Exemplo do destaque feito pelo Google

“Se um navegador não for compatível com a tecnologia subjacente necessária ou se nossos sistemas não puderem determinar com precisão para que local na página o clique deve ser direcionado, clicar em um trecho em destaque levará o usuário ao topo da página”, indica o Google em uma página de suporte.

A mudança deve simplificar especialmente visitas a páginas com artigos longos, que podem te obrigar a perder alguns segundos para encontrar o que você realmente deseja. Além disso, a decisão do Google de rolar a página até o trecho mais relevante tem o potencial de levar os sites a mudarem a forma como exibem anúncios, já que a publicidade no topo da tela poderá perder relevância.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados