Linus Torvalds rejeita correção “estúpida” da Amazon para Linux

Para Linus Torvalds, correção para bug apresentada por engenheiros do AWS pode prejudicar desempenho do Linux

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos
Computador com Ubuntu Linux (imagem: divulgação/Lenovo)

Linus Torvalds é conhecido por não economizar palavras quando está contrariado. No episódio mais recente, ele rejeitou uma correção desenvolvida por um engenheiro do Amazon Web Services (AWS) para o Linux por considerá-la uma grande estupidez.

No início do ano, Pawel Wieczorkiewicz, engenheiro do AWS, descobriu que é possível vazar dados do cache LD1 de determinados processadores Intel Core e Xeon a partir da exploração de um método de bus snooping — o truque consiste, essencialmente, em monitorar o cache para fazer uma captura de dados quando houver mudança nas informações existentes ali.

Algum tempo depois da divulgação da falha — que foi identificada como CVE-2020-0550 — Balbir Singh, também engenheiro do AWS, propôs uma correção para Linux que permite a softwares limpar o L1D assim que uma tarefa for finalizada para evitar que dados sejam vazados após uma mudança de contexto no cache.

O patch com esse recurso foi adicionado ao Linux 5.8. Porém, após revisão do código do kernel, Linus Torvalds resolveu tirá-lo de lá. Para ele, essa é uma solução “estúpida”, pois pode afetar o desempenho do sistema.

“Parece que isso basicamente exporta instruções de liberação de cache para o espaço do usuário e dá aos processos um jeito de dizer ‘desacelere qualquer outra coisa que eu agendar junto'”, explicou Torvalds.

Linus Torvalds

Linus Torvalds

Em outras palavras, o patch pode até ter algum efeito protetor sobre os dados do cache, mas permite que o software que faz uso dessa instrução degrade o desempenho da CPU para outros aplicativos. Isso porque, presumivelmente, a limpeza do cache pode remover dali dados de outros processos.

Essa discussão ilustra o quão difícil é para os mantenedores do kernel tratar de bugs relacionados a processadores. Não raramente, os “efeitos colaterais” podem inviabilizar as soluções propostas. De todo modo, o patch poderá ser aplicado ao Linux se os engenheiros do AWS puderem convencer Torvalds de que a correção apresentada realmente tem valor.

Com informações: The Register, ZDNet.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados