Início » Telecomunicações » Índia investiga 13,5 mil celulares com mesmo número de IMEI

Índia investiga 13,5 mil celulares com mesmo número de IMEI

Policial recebeu celular de volta da assistência técnica com número de série alterado; investigação encontrou IMEI compartilhado

Lucas Braga Por

Todo celular tem um número de identidade único em nível mundial, o IMEI: no entanto, existem casos de clonagem de IMEI, e a polícia da Índia investiga que mais de 13,5 mil smartphones diferentes da fabricante chinesa Vivo (sem relação com a operadora Vivo) utilizam o mesmo número de série.

Vivo X21

Celular da fabricante chinesa Vivo

Cada fabricante atribui um IMEI diferente para cada aparelho: você pode encontrá-lo em seu dispositivo digitando *#06# no discador. Autoridades da Índia identificaram que 13.557 diferentes smartphones da Vivo compartilhavam o mesmo número de série e estavam conectados em redes móveis indianas.

Policial recebeu celular com IMEI trocado

A investigação começou quando um membro da polícia de Meerut recebeu seu smartphone de volta após um reparo em setembro de 2019, e percebeu um erro de sistema mostrando que o IMEI original havia sido trocado. A assistência técnica disse que não alterou o número de série. O policial procurou a fabricante, que não forneceu uma solução satisfatória, e a partir daí foi aberta uma investigação no departamento de crimes cibernéticos.

Assim como na maioria dos países, a Índia proíbe adulteração de números de série; o ato é considerado um crime desde 2017, passível de punição. A existência de múltiplos dispositivos compartilhando o mesmo IMEI dificulta ações policiais que exigem interceptação de chamadas e localização.

No Brasil, o projeto Celular Legal visa bloquear aparelhos piratas, que não são homologados pela Anatel e muitas vezes utilizam número de série irregular.

Com informações: TechRadar.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@br_mkj

Se um deles for bloqueado por perda/roubo…

Tácio Andrade (@Tacioandrade)

O dono dos demais se lascam, pois bloqueia todos os 13 mil em todas as operadoras, pelo menos aqui no Brasil…

Eu (@Keaton)

Será que não foi cagada no patch/rom/firmware na hora de resetar ou coisa do genero?