Como funciona o Easy anti cheat da Epic Games

O Easy Anti Cheat é usado para proteção dos usuários ao jogar online, mas o software ainda rende algumas dúvidas para desavisados

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 9 meses
Easy Anti Cheat / Epic Games / Divulgação

Sempre que vamos jogar online, é importante saber se precaver de possíveis problemas ou utilizar ferramentas que nos protegem. Algumas podem ser incomodas, outras podem nem ser visíveis, mas elas existem e ajudam bastante. Uma delas é o Easy anti cheat, da Epic Games, utilizada em muitos outros jogos.

Para tudo e todos

O Easy anti-cheat foi criado e lançado pela Epic Games, como uma forma extra de proteção para seus jogos e redes online nas quais participa – por exemplo, a Epic Games Store, onde são vendidos títulos digitais para PC.

Hoje, trata-se de uma ferramenta utilizada de maneira abrangente por quase toda a indústria de games. Diversas empresas adotaram a medida em seus jogos lançados para PC e em outras plataformas, para evitar hackers e trapaças em multiplayer online.

Por isso que, de certa forma, o Easy Anti-Cheat é voltado para a indústria, mas, ao mesmo tempo, para os jogadores, que usam sem nem saber. Mas calma, não é nada invasivo.

E segurança, hoje, é um dos principais fatores para que um jogo tenha sucesso. Ninguém quer jogar online em um ambiente recheado de hackers e trapaceiros.

Mas vale lembrar: estamos falando de “cheats” no sentido de trapaças não-autorizadas. Que é bem diferente dos “cheats” usados por meio de códigos liberados pela própria produtora dos jogos, como códigos de dinheiro infinito usados em The Sims ou Warcraft, por exemplo.

Easy Anti Cheat / Felipe Vinha / Reprodução

Easy anti cheat

Um dos primeiros games a chamar a atenção pelo uso do Easy Anti-Cheat foi Fortnite. Muitos jogadores, em sua época de lançamento, perguntaram para que servia aquele programa que era executado com o game.

A ferramenta não apenas protege o jogador de outras trapaças e invasões por meio dos jogos, mas também monitora para saber se o próprio jogador não fará uso de trapaças indevidas, como hacks ou modificações não-autorizadas.

Caso o Easy Anti-Cheat detecte algum comportamento deste tipo, o usuário pode receber notificação de banimento ou ser punido – pode variar, de caso a caso.

Onde ele é usado?

Hoje, alguns dos principais títulos do mercado usam o Easy Anti-Cheat, e ele já vem inserido na instalação destes games. Entre os participantes mais famosos temos:

  • Apex Legends
  • Fortnite
  • Dead by Daylight
  • For Honor
  • Gears 5
  • Hunt Showdown
  • Paladins
  • Rust
  • Squad
  • Ghost Recon Wildlands
  • The Division 2
  • War Thunder
  • Absolver
  • Cabal Online
  • Dragon Ball FighterZ
  • Jump Force
  • One Punch Man
  • Rec Room

A lista completa é muito maior do que isso e pode ser encontrada no site oficial que a Epic Games disponibiliza para Easy Anti-Cheat.

Easy Anti Cheat / Felipe Vinha / Reprodução

Como é possível notar, o Easy Anti-Cheat não está limitado a apenas uma produtora. Empresas como Ubisoft, Gaijin Entertainment, Bandai Namco e Hi-Rez Studios fazem uso da ferramenta, por mais que sejam concorrentes da Epic Games.

É possível usar?

O Easy Anti-Cheat não é liberado para qualquer usuário. Não é um programa que você instala e pode usar em qualquer jogo. Ele precisa ser comprado por uma empresa e licenciado, a partir do site oficial fornecido pela Epic Games.

Além disso, o preço também pode variar de acordo com o jogo e a situação. O site não oferece nem mesmo uma tabela fixa ou coisa do tipo. É necessário entrar em contato com a Epic Games por meio de um formulário para demonstrar interesse e aguardar resposta.

É seguro?

A Epic Games garante que o Easy Anti-Cheat é seguro e não tem consequências ruins para os jogadores, desde que, claro, joguem seus games da maneira esperada, dentro da legalidade. Esta é apenas uma proteção para que os jogos, e dados de usuários, fiquem protegidos.

Assim, mesmo que alguém se depare com o Easy Anti-Cheat funcionando em sua máquina, não há motivo para pânico. O software também não está angariando dados pessoais ou secretos do usuário, nem mesmo login e senha dos jogos. Serve apenas para proteção geral.

Easy Anti Cheat / Felipe Vinha / Reprodução

Alguns jogos, inclusive, não são executados caso o jogador desinstale ou feche o Easy Anti-Cheat. A própria Epic Games esclarece que o programa é necessário para que Fortnite, um de seus maiores sucessos, seja executado no computador do usuário.

Caso o usuário tenha desinstalado por engano ou sem saber disso, é necessário refazer a instalação do Fortnite, para que o software seja incluído novamente no jogo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Epic Games na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados