Início » Aplicativos e Software » Windows 10 não deixa ocultar sugestão de usar Microsoft Edge

Windows 10 não deixa ocultar sugestão de usar Microsoft Edge

As sugestões de uso do Microsoft Edge podem estar ligadas com a integração do Bing com a busca universal que existe no Windows 10

André Fogaça Por

O menu iniciar é um xodó de praticamente todos os usuários do Windows 10, mas essa ferramenta que quase morreu no Windows 8 vem irritando algumas pessoas com propaganda do Edge e que aparentemente não conta com uma solução para evitar os lembretes da própria Microsoft.

Microsoft Edge

O Edge passou por um banho de loja recentemente e agora utiliza o motor do Chrome, melhorando até mesmo sua aceitação. Não contente com isso, o Windows 10 continua lembrando o usuário que ele pode deixar de usar outro browser e surfar na web com o Edge.

Esta força de publicidade do navegador foi notada pelo site especializado Bleeping Computer, que encontrou o Edge listado nos resultados quando escreveu “chrome” na barra de buscas universais do Windows 10. O mesmo aconteceu quando a busca utilizava outros nomes como firefox, opera, safari e até apenas internet.

edge recomendado no windows 10

Muito provavelmente a atitude de recomendar o Edge faz parte da integração da busca universal do Windows 10 com o Bing, que já deu dor de cabeça no passado por matar por completo a ferramenta no sistema operacional. O site diz que mesmo desligando a integração no registro do sistema operacional, a recomendação continuava aparecendo.

Desligar a personalização de conteúdo do menu iniciar também poderia ajudar, mas parece que não funcionou. Eu testei aqui no meu computador que roda o Windows 10 mais atualizado, com a integração do Bing desativada depois do erro que aconteceu em um update. Digitei Chrome e o Edge não foi sugerido, nem mesmo depois de ativar novamente a integração com o buscador da Microsoft.

E com vocês?

Com informações: Bleeping Computer.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Igor Nagase (@nagasedesu1)

Estou achando o EDGE excelente! Google C não está fazendo nenhuma falta.

Daniel R. Pinheiro (@DiFF7Skyns)

Usa logo o Edge e acaba com o problema…

Mickey Sigrist (@Mickey)

A questão é: Se é apenas uma sugestão num menu, qual o problema em largar ela lá? Incomoda tanto assim?

Willian M. (@willmarq)

Pior que a sugestão aparece mesmo quando o Edge é o navegador padrão ¯_(ツ)_/¯

Gabriel (@gabrielcarlos)

Eu não “sofro” com isso porque já uso Edge Chromium desde que foi liberado oficialmente. O único lugar em que aparece uma mensagem insistente dizendo algo como “Clique aqui e use o Edge” é na página inicial da busca, que aparece ao clicar naquela barra embaixo ou no Windows+S. E ainda assim eu não acho isso invasivo, não fico nem 1 segundo nessa página porque quando quero pesquisar algo eu clico no botão do Windows e já começo a digitar, essa tela nem aparece.

Eu (@Keaton)

Pode morrer chorando que a minha preguiça de migrar todas as senhas do SRWare Iron pra lá não me deixa mudar. hahahaha

Gabriel Arruda (@gdarruda)

Bom, acho que é a mesma frescura de não querer ficar vendo anúncios, acho desagradável a Microsoft ficar empurrando serviço sem ser solicitado com notificação e nos tiles.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Nada fora do habitual se comparar com o antigo Edge nas primeiras versões do Windows 10, que também mostravam sugestões na busca do sistema, nas configurações do Windows ao trocar o navegador padrão por outro que não fosse o Edge, e a mais intrusiva, uma pequena popup de sugestão que surgia ocasionalmente acima do ícone do Edge quando fixado na barra de tarefas.

Depois de muita reclamação na época a Microsoft voltou atrás, no entanto agora que o novo Edge já está estável e sendo distribuído para todos por atualização automática, era questão de tempo até que os anúnc… err, sugestões voltassem a aparecer pelo sistema.

Outro ponto curioso, a Microsoft removeu no Windows 10 os meios que os instaladores dos programas tinham de fixar atalhos automaticamente na barra de tarefas, mas coincidentemente o instalador do novo Edge sempre vai fixar o ícone dele na barra de tarefas (mesmo que você já o tenha desafixado anteriormente)…