O menu iniciar é um xodó de praticamente todos os usuários do Windows 10, mas essa ferramenta que quase morreu no Windows 8 vem irritando algumas pessoas com propaganda do Edge e que aparentemente não conta com uma solução para evitar os lembretes da própria Microsoft.
- Windows 10 já troca Microsoft Edge antigo por versão com Chromium
- Microsoft Edge: 5 dicas para usar o navegador no PC ou Mac
O Edge passou por um banho de loja recentemente e agora utiliza o motor do Chrome, melhorando até mesmo sua aceitação. Não contente com isso, o Windows 10 continua lembrando o usuário que ele pode deixar de usar outro browser e surfar na web com o Edge.
Esta força de publicidade do navegador foi notada pelo site especializado Bleeping Computer, que encontrou o Edge listado nos resultados quando escreveu “chrome” na barra de buscas universais do Windows 10. O mesmo aconteceu quando a busca utilizava outros nomes como firefox, opera, safari e até apenas internet.
Muito provavelmente a atitude de recomendar o Edge faz parte da integração da busca universal do Windows 10 com o Bing, que já deu dor de cabeça no passado por matar por completo a ferramenta no sistema operacional. O site diz que mesmo desligando a integração no registro do sistema operacional, a recomendação continuava aparecendo.
Desligar a personalização de conteúdo do menu iniciar também poderia ajudar, mas parece que não funcionou. Eu testei aqui no meu computador que roda o Windows 10 mais atualizado, com a integração do Bing desativada depois do erro que aconteceu em um update. Digitei Chrome e o Edge não foi sugerido, nem mesmo depois de ativar novamente a integração com o buscador da Microsoft.
E com vocês?
Com informações: Bleeping Computer.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Estou achando o EDGE excelente! Google C não está fazendo nenhuma falta.
Usa logo o Edge e acaba com o problema…
A questão é: Se é apenas uma sugestão num menu, qual o problema em largar ela lá? Incomoda tanto assim?
Pior que a sugestão aparece mesmo quando o Edge é o navegador padrão ¯_(ツ)_/¯
Eu não “sofro” com isso porque já uso Edge Chromium desde que foi liberado oficialmente. O único lugar em que aparece uma mensagem insistente dizendo algo como “Clique aqui e use o Edge” é na página inicial da busca, que aparece ao clicar naquela barra embaixo ou no Windows+S. E ainda assim eu não acho isso invasivo, não fico nem 1 segundo nessa página porque quando quero pesquisar algo eu clico no botão do Windows e já começo a digitar, essa tela nem aparece.
Pode morrer chorando que a minha preguiça de migrar todas as senhas do SRWare Iron pra lá não me deixa mudar. hahahaha
Bom, acho que é a mesma frescura de não querer ficar vendo anúncios, acho desagradável a Microsoft ficar empurrando serviço sem ser solicitado com notificação e nos tiles.
Nada fora do habitual se comparar com o antigo Edge nas primeiras versões do Windows 10, que também mostravam sugestões na busca do sistema, nas configurações do Windows ao trocar o navegador padrão por outro que não fosse o Edge, e a mais intrusiva, uma pequena popup de sugestão que surgia ocasionalmente acima do ícone do Edge quando fixado na barra de tarefas.
Depois de muita reclamação na época a Microsoft voltou atrás, no entanto agora que o novo Edge já está estável e sendo distribuído para todos por atualização automática, era questão de tempo até que os anúnc… err, sugestões voltassem a aparecer pelo sistema.
Outro ponto curioso, a Microsoft removeu no Windows 10 os meios que os instaladores dos programas tinham de fixar atalhos automaticamente na barra de tarefas, mas coincidentemente o instalador do novo Edge sempre vai fixar o ícone dele na barra de tarefas (mesmo que você já o tenha desafixado anteriormente)…