Início » Internet » WhatsApp expôs mais 161 mil números de celular no Google

WhatsApp expôs mais 161 mil números de celular no Google

Entre os dados indexados pela busca do Google, há 15,7 mil números de celular do Brasil; aplicativo pediu remoção dos links

Felipe Ventura Por

Tem mais números do WhatsApp circulando pelo Google: 161 mil links utilizados por uma API do WhatsApp Web foram indexados por sites de pesquisa, incluindo 15,7 mil celulares do Brasil. O aplicativo, que pertence ao Facebook, teve problemas semelhantes com o recurso “conversa em um clique” (click to chat) e com convites de grupo. A empresa reconfigurou os links para que sejam removidos da busca.

WhatsApp no Google

Henrique Pinheiro Sá, leitor do Tecnoblog, observa que o domínio api.whatsapp.com foi indexado pelo Google. Há atualmente 161 mil resultados, todos com números válidos de celular para entrar em contato através do navegador.

Antigamente, o WhatsApp sugeria usar endereços no formato api.whatsapp.com/send?phone=5511999998888 para levar usuários diretamente a uma conversa no WhatsApp, permitindo enviar mensagens a um número específico (no caso, 11 99999-8888) sem adicioná-lo à agenda.

Esse método era pensado apenas para o WhatsApp Web, não para o aplicativo de iPhone e Android. Por isso, a empresa acabou migrando para links no formato wa.me/5511999998888, que funcionam em qualquer plataforma. Veja como iniciar uma conversa no WhatsApp sem dar seu número.

WhatsApp indexou 15.700 links com números de celular do Brasil (+55):

WhatsApp no Google

Google vai remover links com números do WhatsApp

O WhatsApp deixou que links nos domínios api.whatsapp.com e wa.me fossem indexados por motores de busca, incluindo Google, Bing e DuckDuckGo. Cada página inclui o número de celular e, se o usuário não mexer nas configurações padrão, é possível ver sua foto de perfil.

Para que esses links sejam removidos da busca, o WhatsApp precisava adicionar a tag “noindex” que impede a indexação por parte dos rastreadores (crawlers). A empresa fez isso nas últimas horas com os links dos dois domínios afetados.

WhatsApp no Google

O que isso significa? Ao longo dos próximos dias, os números de celular que o Google indexou do WhatsApp vão sumir da busca, à medida que cada link for analisado novamente. O mesmo vale para Bing e semelhantes.

O WhatsApp finalmente adicionou a tag “noindex” depois que o pesquisador Athul Jayaram apontou essa brecha de privacidade, que expôs 263 mil números de celular no Google através de endereços wa.me. Vale lembrar que, em fevereiro, descobriu-se que 470 mil convites de grupo de WhatsApp estavam disponíveis na busca; desde então, todos foram removidos dos resultados.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação