Google Docs avisa se arquivo foi salvo offline ou na nuvem

Indicador mostra se alterações realizadas em um documento do Google Docs estão salvas no Google Drive ou no computador

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Docs (Foto: Reprodução/Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google disponibilizou um indicador para avisar onde um arquivo foi salvo no Google Docs. Anunciada nesta segunda-feira (8), a ferramenta mostra se uma alteração em uma apresentação de slides, documento de texto ou planilha está armazenada no Google Drive ou no dispositivo. O recurso está disponível para quem tem conta gratuita do Google e para assinantes do G Suite.

A atualização deixa mais claro onde um arquivo está armazenado na suíte de escritório do Google. Segundo a companhia, “as alterações ajudarão os usuários a entender onde o arquivo está salvo, se eles estão conectados à rede e se o arquivo está disponível para edição offline”.

Não é preciso realizar nenhuma alteração na configuração para ativar a novidade. De forma automática, serão apresentadas duas informações ao lado do nome do arquivo: “Alterações salvas no Drive” ou “Alterações salvas no dispositivo”. A partir disso, o usuário poderá saber se o documento está salvo na nuvem ou não.

Google Docs (Foto: Reprodução/Google)

Além disso, o Google alterou a forma de ativação do armazenamento offline de arquivos. Agora, a habilitação do recurso será realizada ao clicar no ícone de nuvem, também posicionado ao lado do nome do documento, em vez do menu “Arquivo”.

A atualização já está liberada para os usuários do Google Docs, Google Sheets e Google Slides. Para assinantes do G Suite que aderem ao procedimento de lançamentos agendados, a ferramenta começará a ser liberada aos poucos a partir desta segunda-feira (8).

Com informações: Android Police e Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados