Google lança primeiro beta do Android 11

Android 11 Beta chega com melhorias nas notificações, privacidade e atalhos para controle de dispositivos inteligentes

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android 11

O Google liberou o primeiro beta do Android 11. A versão de testes do sucessor do Android 10 chega com melhorias nas notificações de mensagens, atalhos para controlar dispositivos inteligentes e incrementos no controle de privacidade do celular. A prévia do novo sistema operacional para smartphones estará disponível para proprietários da linha Google Pixel a partir desta quarta-feira (10).

As melhorias nas notificações estão entre as principais novidades do Android 11. Além de agrupar alertas de mensageiros em um espaço dedicado, a nova versão do sistema operacional contará com um recurso conhecido como “Bubbles”, função similar ao “ícones de bate-papo” do Facebook Messenger, que permite responder e visualizar conversas sem precisar abrir o aplicativo.

Já o Gboard receberá melhorias. Segundo a companhia, o teclado virtual do Google irá oferecer sugestões mais “relevantes e automáticas para emoji e texto” graças a recursos de aprendizado federado. E o melhor: “funciona sem que o Google veja nada do que você digita”, explica a companhia.

O Android 11 Beta contará com novos controles de mídia e novas funções ao pressionar o botão para desligar o smartphone. Entre elas estão o controle de dispositivos inteligentes, como lâmpadas, termostato, entre outros, e o acesso à carteiras digitais para realizar pagamentos por aproximação via NFC ou apresentar o cartão de embarque em um aeroporto.

Novos recursos do Android 11 (Foto: Divulgação/Google)

Em relação à privacidade, o novo software do Google incrementou o controle do uso de câmeras, microfone e afins por aplicativos. Assim como no iOS, agora o usuário poderá autorizar o acesso somente uma única vez. Dessa forma, o app não terá mais permissões permanentes, como acontece nas versões atuais do sistema.

O Android 11 também irá suspender as permissões caso o uso do aplicativo não seja frequente. Segundo o Google, “se você não usar um aplicativo por um longo período de tempo, todas as permissões associadas a esse aplicativo serão redefinidas e notificaremos você sobre o mesmo”.

Outros novos recursos estarão presentes no Android 11, como gravador de tela nativo, melhorias nas atualizações e alterações na instalação de aplicativos via APK.

A versão de testes do sistema operacional estará disponível em celulares Google Pixel 2 e gerações mais recentes a partir desta quarta-feira (10). Outros smartphones receberão o Android 11 Beta nas próximas semanas.

Android 11 Beta teve lançamento adiado

O Android 11 Beta chega após ter o lançamento adiado em maio e no começo de mês. Antes previsto para 3 de junho, o Google desmarcou a disponibilização da primeira versão de testes do sistema operacional possivelmente devido aos protestos contra o racismo, nos Estados Unidos, provocados pela morte de George Floyd. “Este não é o momento de celebrar”, explicou a empresa na época.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados