Início » Aplicativos e Software » 10 dicas do WhatsApp para pequenos negócios e empresas locais

10 dicas do WhatsApp para pequenos negócios e empresas locais

WhatsApp para empresas; versão business do app permite a montagem de catálogo de produtos e de lista de respostas rápidas

Gabrielle Lancellotti Por
TB Responde

O WhatsApp, para empresas pequenas ou locais, pode ser uma ferramenta auxiliar na comunicação com os clientes e na exposição dos produtos disponíveis.

O fechamento temporário de lojas físicas e o isolamento social, causado pela pandemia da COVID-19, têm prejudicado as vendas de diversos setores. Nesse contexto, pequenos negócios podem ser muito afetados ou encerrarem suas atividades.

WhatsApp/Pixabay/Beatriz Jacob

Para enfrentar essa realidade, além de um investimento maior no serviço de delivery e da adaptação da produção para o foco em entregas, a atenção do empreendedor deve estar em estreitar a comunicação com os seus clientes. Sendo assim, catálogos bem projetados e atualizados e bom atendimento virtual são quesitos de muita importância.

 WhatsApp para empresas pequenas ou locais [Dicas]

1. Crie uma conta no WhatsApp Business

O WhatsApp Business é pensado para atender às necessidades de pequenas empresas. Por isso, essa versão do mensageiro tem ferramentas adicionais, em comparação ao app “tradicional” — como as respostas rápidas, o uso de etiquetas e a possibilidade de criar um catálogo que exibe seus produtos.

2. Crie um catálogo para expor sua mercadoria

O catálogo é como uma vitrine virtual dos seus produtos. Além de boas imagens dos itens à venda, é possível adicionar especificações, preços e atualizar seus clientes sobre a quantidade de mercadorias disponíveis em estoque.

Catálogo do WhatsApp Business/Reprodução/Gabrielle Lancellotti

3. Responda à perguntas frequentes rapidamente

A versão do app para empresas oferece o recurso de respostas rápidas. Ou seja, é permitido criar atalhos para as mensagens que são enviadas mais vezes.

Também é possível organizá-las em formato de lista, com base em palavras-chave e frequência de uso. Com essa ferramenta, dúvidas repetidas dos compradores podem ser respondidas com mais agilidade.

Respostas rápidas WhatsApp Business/Reprodução

4. Divulgue o horário de atendimento e delivery

No perfil comercial do aplicativo, adicione informações importantes como o horário de atendimento e de funcionamento do serviço de delivery, endereço físico, e-mail para contato, site oficial do empreendimento e links das páginas em redes sociais.

Perfil comercial WhatsApp para empresas/Reprodução

5. Use a localização em tempo real nas entregas

A aglomeração de pessoas deve ser evitada. Sendo assim, o número de pedidos de delivery pode aumentar consideravelmente. Ao ativar o recurso de localização em tempo real, seus clientes podem acompanhar o percurso da entrega ou checar se a encomenda está próxima do seu destino.

WhatsApp para empresas: localização em tempo real/Reprodução

6. Use etiquetas para classificar pedidos

A versão para pequenas empresas do aplicativo permite classificar, por meio de etiquetas de cores diferentes, contatos e mensagens. Esse é um recurso que pode ajudar na organização dos seus pedidos. É possível definir uma cor para cada categoria de produto oferecido, por exemplo.

Etiquetas do WhatsApp para empresas/Reprodução/Gabrielle Lancellotti

7. Crie um link curto para divulgar seu WhatsApp

Os consumidores podem clicar no link curto, compartilhado por e-mail ou nas suas páginas do Facebook e Instagram, e começar uma conversa com você. Também é possível ativar e configurar uma mensagem padrão para esse recurso. Ou seja, ao abrir o seu link, os clientes podem enviar mensagens padrão preestabelecidas.

WhatsApp para empresas: link curto/Reprodução

8. Faça videochamadas com a sua equipe

A comunicação interna — entre a equipe de trabalho — pode ser feita por meio de chamadas de vídeo em grupo. Vale destacar que até 8 pessoas podem participar das videochamadas feitas pelo aplicativo de mensagens.

O recurso também pode ser usado para fazer reuniões com clientes, para fechar os detalhes de pedidos grandes ou com muitas especificações.

WhatsApp Business/Reprodução/Gabrielle Lancellotti

9. Ofereça um tour virtual pela loja

O serviço de delivery, infelizmente, não é capaz de entregar o conforto, a classe ou o aconchego que o ambiente de alguns estabelecimentos proporcionam. No status da plataforma é possível publicar fotos e vídeos do espaço da sua loja física, para manter acesa a memória positiva sobre frequentar o local.

Clientes em potencial também podem ser atraídos, ao ter uma ideia do tipo de ambiente que o seu estabelecimento oferece.

WhatsApp para empresas: status/Reprodução

10. Indique quando estará disponível

Você pode configurar uma resposta de ausência automática para indicar que não está disponível para atender, naquele momento. No texto da mensagem, os horários programados para receber os pedidos também podem ser informados.

Mensagem de ausência/Reprodução

Com informações de: WhatsApp

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação