Ministério das Comunicações é recriado no governo Bolsonaro

Genro de Silvio Santos (SBT), deputado Fábio Faria faz parte do Centrão e assume cargo de Ministro das Comunicações

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 4 meses

O presidente Jair Bolsonaro decidiu recriar o Ministério das Comunicações: o deputado Fábio Faria (PSD-RN) assumirá o comando da pasta; ele é genro de Silvio Santos, do SBT. A divulgação foi feita na noite desta quarta-feira (10) através do perfil de Bolsonaro no Facebook.

Deputado Fábio Faria
Deputado Fábio Faria (Foto: Agência Câmara)

O Ministério das Comunicações existiu até a gestão Dilma Rousseff, e foi incorporado ao MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) na formação da equipe de governo do ex-presidente Michel Temer.

A medida provisória que recriou o Ministério das Comunicações deverá ser votada pelo Congresso em até 120 dias; caso isso não aconteça, a decisão perde a eficácia e a pasta volta para o MCTIC – que, enquanto isso, passa a se chamar Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O governo federal afirma que o novo ministério não trará “nenhum aumento de despesa” e utilizará apenas cargos de estruturas já existentes. O Ministério das Comunicações também irá assumir as competências da Secretaria Especial de Comunicação Social, extinta a partir de hoje.

A gestão de Bolsonaro agora passa a contar com 23 ministérios. No entanto, o presidente afirma que “existe a possibilidade” de recriar também o Ministério da Segurança Pública, atualmente incorporado no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Jair Bolsonaro, Fábio Faria e Sílvio Santos. Foto: Divulgação
Jair Bolsonaro, Fábio Faria e Silvio Santos

Quem é o ministro Fábio Faria

Nascido em Natal (RN), Fábio Faria começou a carreira política como deputado federal eleito em 2006 pelo PMN, e desde então cumpriu mais três mandatos na Câmara. Ele trocou de partido para o PSD em 2011.

Faria é formado em Administração e é cônjuge de Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos e apresentadora do SBT. A escolha do deputado como ministro ocorre durante aproximação de Bolsonaro ao Centrão em troca de apoio político.

O presidente, no entanto, nega que esta seja uma entrega de cargo aos partidos do Centrão. “Eu nem lembro qual o partido dele, é um deputado federal que tem um bom relacionamento com todos… não teve acordo com ninguém”, disse Bolsonaro. “Ele não é profissional do setor, mas tem conhecimento até pela vida que ele tem junto à família do Silvio Santos”, completa.

Receba mais sobre Ministério das Comunicações na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados