Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » Apple remove dois apps de podcasts na China a pedido do governo

Apple remove dois apps de podcasts na China a pedido do governo

Pocket Casts e Castro são removidos da App Store da China após solicitações do governo chinês à Apple

Donos de iPhone e iPad da China não podem mais instalar o Pocket Casts e o Castro pela App Store local. Ambos os apps de podcast foram removidos da loja de aplicativos para iOS pela Apple em junho após solicitações do governo chinês.

Tanto o Pocket Casts quanto o Castro estão indisponíveis para download na App Store chinesa, o que impossibilita a instalação dos aplicativos na China. Segundo os desenvolvedores do Pocket Casts nesta quarta-feira (10), o app foi removido da loja a pedido da Administração do Ciberespaço da China, órgão responsável por regular a internet no país asiático.

Os motivos para a remoção, no entanto, não são claros. Ao The Verge, os responsáveis pelo app explicam que a Apple não forneceu muitos detalhes sobre a decisão. No lugar, sugeriram entrar em contato com o órgão chinês.

O caso é o mesmo do Castro. Também retirado da App Store em junho, os desenvolvedores do aplicativo de podcasts afirmam que não receberam muitas informações sobre a exclusão. “Achamos que pode ter sido o nosso apoio aos protestos na guia Descobrir. Não nos foram dados detalhes”, explicaram pelo Twitter neste sábado (6).

Apesar da remoção, os responsáveis pelo Pocket Casts não pretendem alterar o funcionamento do aplicativo para filtrar os conteúdos. “Acreditamos que o podcasting é e deve permanecer um meio aberto, livre de censura do governo. Como tal, não iremos censurar o conteúdo do podcast a seu pedido”, explicam.

A Apple não se manifestou até o momento.

Com informações: TechCrunch e The Verge

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação