Início » Celular » Como uma foto foi capaz de travar smartphones Android

Como uma foto foi capaz de travar smartphones Android

Imagem feita por fotógrafo amador expõe falha que faz travar Android; saiba o que é esse bug e veja como lidar com o problema

Victor Hugo Felix Por

Usuários nas redes sociais notaram que utilizar uma específica imagem de pôr-do-sol como papel de parede fazia o Android travar. A fotografia não era bem lida pelo sistema operacional e assim o aparelho entrava num looping de reinicialização. Uma simples imagem levantou um alerta sobre as fotos usadas como background no smartphone.

Android travar / Unsplash / Masakaze Kawakami

Como surgiu essa imagem?

A imagem foi feita por Gaurav Agrawal, cientista e fotógrafo amador, enquanto fazia uma viagem com a esposa no estado de Montana, nos Estados Unidos, em agosto de 2019.  A foto registra o lago St. Mary, no National Glacier Park e foi feita com uma câmera da Nikon e editada no Adobe Lightroom. Até aí, nada é comprometedor.

Agrawal publicou a foto na sua conta do Flickr ainda em 2019 e não esperava que, quase um ano depois, a imagem fosse pivô de uma discussão sobre um bug.

Tudo começou quando um usuário do Twitter alertou os demais que colocar a foto como papel de parede faria o Android travar. Então, outros usuários relataram o mesmo problema e os desenvolvedores do Android buscaram entender qual era o ponto principal do bug.

Como a imagem faz travar Android?

A princípio, observou-se que Agrawal exportou a imagem no Lightroom em cores RGB, enquanto o Android apenas lê imagens em s-RGB. Sendo assim, o sistema operacional não consegue mostrar o tom correto das cores e acaba reiniciando em loop.

Como a imagem está no papel de parede do smartphone, a reinicialização se torna contínua porque a leitura é requisitada logo assim que o aparelho reinicia de novo.

Entretanto, de acordo com o Google, o problema não está no RGB e sim no cálculo da luminosidade da escala de cinza da imagem. Algumas fotos podem ter uma escala de cinza maior e que o Android não suporta, fazendo o celular não reproduzir as cores corretamente.

Outras fotos que tenham configurações de cores desalinhadas com o sistema operacional podem fazer o Android travar. Aparelhos da Samsung e do Google Pixel demonstraram ser os mais suscetíveis ao bug. Entretanto, os novos dispositivos com Android 11 estão livres do problema.

Como lidar com o bug?

Se ocorrer esse problema no seu smartphone, você deve reiniciar o seu Android no modo de segurança e excluir a imagem. Se não funcionar, restaure o celular completamente. Isso fará com que você perca todos os seus dados e documentos, por isso é importante que você nem sequer teste a imagem de Agrawal no seu celular.

Os desenvolvedores do Google e da Samsung já estão trabalhando em soluções para o problema. Enquanto isso, busque fontes confiáveis para as imagens que queira usar como wallpaper.

Com informações: BBC, Android Police.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação