Início » Aplicativos e Software » Microsoft tenta derrubar ferramenta que modifica Windows 10

Microsoft tenta derrubar ferramenta que modifica Windows 10

A ferramenta que modifica o Windows 10 adiciona apps e recursos como VPN, cliente de torrent e até o Google Chrome no computador

André Fogaça Por

A Microsoft acusou os responsáveis por uma ferramenta chamada Ninjutsu OS, que modifica bastante do Windows 10, de violarem uma lei sobre direitos autorais (DCMA) da gigante do software. A ação da empresa eliminou o link de distribuição do software que existia dentro do Github, mas a página de financiamento coletivo do grupo continua de pé.

ninjutsu os windows 10 alterado

Alterar o Windows não é novidade e vem acontecendo faz tempo, com recursos que prometem deixar o sistema operacional mais leve (este tipo de modificação ficou famosa no Windows XP) ao remover softwares e drivers pouco utilizados, ou então alterar dados para promover maior privacidade do usuário. Este segundo ponto estava nos objetivos do Ninjutsu OS.

Nesta versão modificada o Windows 10 ganhou aproximadamente 800 ferramentas que incluem monitoramento do hardware, gerenciador de VPN, o Google Chrome e até cliente de torrents, além da remoção de outras que não se encaixavam no projeto – uma das remoções é do OneDrive e outra é a Cortana. A ideia era de entregar o Windows 10 com as modificações já prontas em só uma instalação, que exigem conhecimento mais técnico para que sejam feitas separadamente.

O projeto conta com uma conta no Patreon para ajudar financeiramente o grupo de desenvolvedores responsáveis pelo Ninjutsu OS, enquanto que a hospedagem e divulgação do link para o download ficou no Github. A Microsoft mirou no Github para exigir a remoção dos links com base em uma lei americana de direitos autorais, chamada de DCMA.

As acusações da Microsoft também apontam alterações não permitidas no sistema operacional, além de remoção de componentes do Windows 10 que não podem acontecer, mesmo para o usuário que comprou o SO.

Por enquanto o link para o download da imagem do Windows 10 modificada está fora do Github, mas a página do financiamento coletivo continua funcionando normalmente no Patreon.

Com informações: TorrentFreak.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

“A ação da eliminou o link de distribuição do software que existia dentro do Github, mas ainda existem a página de financiamento coletivo do grupo continua de pé.”

Faltou um “Microsoft” e tem um “ainda existem” sobrando.

No mais, instalar esse tipo de imagem ou usar esse tipo de ferramenta pronta é basicamente dizer “não confio no programa de código fechado da Microsoft, mas confio no programa de código fechado desse outro grupo de pessoas que dizem alterar o programa de código fechado da Microsoft”.
Neste caso específico alguma coisa do código estava visível pelo menos, já que estava no github.

Diogo Nóbrega (@diogoan)

Os caras fazem isso no GitHub, que pertence justamente a Microsoft, é muita afronta, hein

Henrique Picanço (@HenriquePicanco)

Muita audácia hospedar no GitHub - da Microsoft. ksksksksk

Mas eu gostei da ideia. Falta personalização no Windows. Se a Microsoft não faz, tem quem faça. ksksksksk

Igor Nagase (@nagasedesu1)

Só eu acho horrível deixar o Windows com essa cara?

Patrick Soares (@patrick2020)

Sinceramente falando? Acho que a própria Microsoft mete tanta coisa que, ao meu ver, não é necessário para tantas pessoas, ex: Cortana, Onedrive, etc… Não digo que não há pessoas que os utilizam, porém, a Microsoft coloca isso como um item obrigatório, que é mais dificil retirar do Win10 do que qualquer outra coisa, quem consegue retirar e não tem problemas, é bem raro. O Ninjutsu OS tem uma proposta boa, mas alocar no GitHub, é bem afrontoso, se fosse na Deep Web, talvez não tivesse sido descoberto com muita facilidade.

Patrick Soares (@patrick2020)

Exatamente. Falta muita personalização no Win10.

teo venier (@teo_venier)

É só alterar as configurações, mas achei interessante retirar a Cortana e o onedrive e vários outros app q EU não utilizo e EU acho inútil

imhotep (@imhotep)

Muita personalização acaba gerando um sistema instável (me lembro daquelas skins para Windows 98, XP).
Sei q tem gente q é vidrada nesse tipo de coisa (eu já passei essa fase). Mas hoje não troco nem o plano de fundo do sistema.
Dou preferência a um sistema limpo e estável.

Thiago Calazans (@calazans)

Eu também passei da fase de personalizar tudo. Mas orra, não modificar nem o plano de fundo?
O meu Windows tá com um plano de fundo minimalista, modo escuro e cinza como cor de destaque. E o VS Code e Insomnia com o tema Dracula.

wesley soares (@wesley_soares)

Mas a estratégia da empresa é que as pessoas passem a usar seus serviços, Google e apple fazem a mesma coisa. Agora se são bons ou não, aí são outros quinhentos

Henrique Nakade (@Henrique_Nakade)

isso me lembra aquelas ISO’s nos sites de torrent, WINDOWS 7, 10 GAMER EDITION

Valdinei Ferreira (@valdinei)

Cara, o que uma coisa tem a ver com a outra? Que oportunismo e bipolaridade? Reveja seu comentário.
E como um cara falou acima, o WSL tá na ativa com o kernel do Linux na versão 2.

Eu (@Keaton)

As acusações da Microsoft também apontam alterações não permitidas no sistema operacional, além de remoção de componentes do Windows 10 que não podem acontecer, mesmo para o usuário que comprou o SO.

O que não se pode remover mesmo que eu tenha comprado o SO? Elabora para eu aprender a remover. hahaha

Mas o que eu acho que mais pesou para dar mer… foi o fato de eles terem feito um patreon para ganhar dinheiro em cima… hahaha

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

O curioso é que as pessoas que instalam essas porcarias tbm sao as que mais reclamam “do Windows”

Exibir mais comentários