Google Chrome volta a ocultar URL completa na barra de endereço

Recurso na versão de testes do Google Chrome 85 oculta partes de URLs na barra de endereços do navegador

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome 85 oculta partes de URL (Foto: Reprodução/Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google retomou os planos para ocultar partes da URL no Google Chrome 85. Disponível somente nas versões de testes do navegador, um novo recurso do browser é capaz de alterar o funcionamento da barra de endereços para exibir somente o domínio de um site, em vez de apresentar o link completo.

O Google tenta ocultar partes da URL desde 2018 para impedir golpes a partir de ataques homográficos, que alteram um link de um site legítimo para confundir a vítima e levá-la a uma página falsa. Os planos, porém, foram adiados no mesmo mês após críticas de usuários.

Apesar da suspensão há quase dois anos, o projeto da companhia permanece de pé. Segundo o Android Police nesta sexta-feira (12), tanto o Chrome Dev 85 quanto o Chrome Canary 85 contam com uma nova opção no “chrome://flags” para apresentar somente o domínio de um site.

Conhecida como “Omnibox UI Hide Steady-State URL Path, Query, and Ref”, o recurso, quando ativado, é capaz de esconder partes do endereço, assim como já é feito no Safari. O Google ainda incluiu mais duas opções para controlar o funcionamento do recurso.

Essa é mais uma novidade que o Google Chrome 85 deve trazer aos usuários no futuro. No começo de junho, a companhia disponibilizou melhorias na ferramenta de upload de arquivos no navegador para computadores.

Com informações: Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados