Início » Finanças » WhatsApp Pagamentos: Nubank e Sicredi divulgam mais detalhes

WhatsApp Pagamentos: Nubank e Sicredi divulgam mais detalhes

WhatsApp Pagamentos tem limites para enviar dinheiro via Facebook Pay; empresas no WhatsApp Business pagarão taxa

Felipe Ventura Por

O WhatsApp passou a oferecer sua plataforma Pagamentos no Brasil: a partir desta segunda-feira (15), clientes do Nubank, Sicredi e Banco do Brasil podem se cadastrar no Facebook Pay para receber e enviar dinheiro entre seus contatos. As instituições financeiras deram mais detalhes sobre como isso funciona, incluindo uso do cartão de débito/crédito e limites de transação.

WhatsApp e Nubank

WhatsApp faz transferência no crédito ou débito?

Em comunicado, o Sicredi explica que as transações entre pessoas físicas pelo WhatsApp serão instantâneas e sem tarifas dentro do WhatsApp Pagamentos, seja qual for o banco do destinatário (incluindo Nubank e Banco do Brasil).

No entanto, transações entre família e amigos poderão ser feitas apenas com um cartão de débito, ou com um cartão múltiplo na função débito. Por exemplo, o Nubank observa que se um cliente só tiver o cartão de crédito, terá que criar uma conta digital (antes chamada NuConta) para usar esse recurso.

Além disso, o WhatsApp coloca limites máximos: você pode enviar até R$ 1 mil por transação entre pessoas físicas, e até R$ 5 mil por mês. Além disso, será possível receber até 20 transações por dia. (Empresas no WhatsApp Business não terão esses limites.)

Por sua vez, para fazer pagamentos a empresas cadastradas no WhatsApp Business, será possível usar um cartão de débito, crédito ou múltiplo. A transação é processada pela Cielo e possui taxa fixa de 3,99%.

WhatsApp Pagamentos e Facebook Pay

WhatsApp e Facebook Pay adotam medidas de segurança

E quanto à segurança? Toda transação precisa ser autorizada através do seu PIN de seis dígitos ou leitor biométrico. Além disso, o Facebook Pay implementa as seguintes medidas:

  • pagamentos e compras são monitorados por tecnologia antifraude;
  • os dados do cartão são armazenados de forma separada da sua conta do WhatsApp;
  • o suporte ao cliente estará disponível 24 horas por dia através de e-mail caso ocorra uma transação não-autorizada.

A ideia é, no futuro, expandir o Facebook Pay para o Instagram, Messenger e Facebook.

O WhatsApp Pagamentos funciona, por enquanto, apenas com cartões Visa emitidos pelo Banco do Brasil, Sicredi e Woop (conta digital do Sicredi); e com cartões Mastercard do Nubank e Sicredi.

É possível adicionar uma descrição a cada pagamento: é como se fosse uma mensagem de texto acompanhando o dinheiro. O valor vai aparecer no seu extrato bancário; a mensagem, não, pois é protegida por criptografia de ponta a ponta.

Você também poderá cobrar seus contatos: basta abrir a conversa, tocar em Pagamentos, selecionar a opção Solicitar e inserir o valor. A outra pessoa precisa somente autorizar a transferência com PIN (senha numérica) ou biometria (leitor de digitais, reconhecimento facial). Se ela recusar a solicitação, o valor não será enviado.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sammy (@Sammy)

Se tiver mesmo essa integração com Nubank, vender pelo Whatsapp será lindo, exceto pelo fato de que a facilitação de pagamentos ser apenas entre bancos e não por outros meios.

Adriano Angelo (@Angelo)

Desatentos sendo fraudados em 3, 2, 1…

Ian Carlos (@IanCarlos)

Nubank como sempre colocando dificuldades ao invés de aumentar a segurança. Qual o motivo de não poder pagar amigos ou familiares com o crédito ?! e como irão saber que são amigos ou familiares ?!

fora o tanto de golpe q vai ter … aiai