O que é Home Broker?
Sistema permite que ações e outros ativos financeiros sejam negociados diretamente pela web; saiba mais sobre o home broker
TB Responde
O Home Broker é um sistema que permite ao investidor negociar ações e outros ativos financeiros diretamente pela internet. As transações podem ser feitas via computador, tablets ou smartphones. Sistema, ativo desde 1999, ganha cada vez mais espaço e tem ajudado a popularizar o acesso à bolsa de valores, reduzindo o custo das operações.
As ordens de compra e venda de ações e outros ativos são lançadas diretamente numa plataforma online. Imagine estar na fila do supermercado e lembrar que aquele é um ótimo dia para comprar em ações de determinada empresa, como informou o noticiário econômico da noite anterior. Você não quer perder a data, então, pega o celular, acessa o aplicativo da corretora onde se inscreveu e, pronto!
Você acaba de investir usando o Home Broker.
Antes do surgimento desse sistema, o processo de comprar e vender ações era mais complicado, realizado através de telefonemas para as sociedades corretoras. A intermediação de corretores era obrigatória no chamado “pregão viva voz”.
O primeiro passo é pesquisar as corretoras que oferecem serviços de home broker e se cadastrar. Como existe uma vasta oferta de produtos no mercado, é fundamental explorar e decidir aquele que melhor atende às suas necessidades.
Feito o cadastro e estando habilitado a operar, você abre o sistema pelo computador, tablet ou smartphone, e todas as ordens de compra e venda que você fizer serão enviadas à corretora e retransmitidas ao sistema da B3, a bolsa de valores brasileira.
Pelo sistema, você poderá acompanhar a evolução da sua carteira de ações e terá acesso as cotações em tempo real.
A maioria das corretoras oferece home brokers gratuitos, que podem ser acessados sem a necessidade de download de programas. Toda a operação pode ser feita na própria página de internet ou no aplicativo da corretora.
Em relação a custos com taxas de corretagem e custódia, muitas instituições isentam o investidor, mas é preciso verificar junto à instituição quais são as suas práticas. Antes do sistema home broker, os valores eram cobrados de todos os investidores.
Como em qualquer investimento, existem riscos na negociação de ações. E no home broker não são apenas os riscos de perda de dinheiro mas cibernéticos também.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis