Início » Aplicativos e Software » O que é o alerta de troca de código de segurança do WhatsApp?

O que é o alerta de troca de código de segurança do WhatsApp?

O aplicativo altera o código de segurança quando alguém troca de aparelho ou reinstala o WhatsApp, e você pode ser avisado

Bárbara Chieregate Por

O código de segurança do WhatsApp é uma maneira de garantir que todas as conversas no app — tanto por mensagem como por chamada de áudio e vídeo — sejam completamente criptografadas. De vez em quando, esse código poderá mudar sozinho, e é por isso que existe a opção de receber um alerta quando a troca acontece.

Você encontrará o código na janela de detalhes do contato no aplicativo, disponível em QR Code ou como uma sequência de 60 dígitos. Existe um para cada chat do WhatsApp.

Os participantes podem compartilhá-lo na própria janela para garantir que a criptografia de ponta a ponta esteja acontecendo — se os códigos compartilhados forem iguais, está tudo OK. A criptografia é importante pois garante que ninguém tenha acesso ao conteúdo das conversas, nem mesmo a equipe do WhatsApp.

WhatsApp

E fique tranquilo: o código não é uma senha ou chave. Ele só pode ser compartilhado na conversa a qual está atrelado e é sempre mantido em segredo pelo software.

Como o código de segurança do WhatsApp muda?

A mudança acontece em dias situações específicas: quando você e/ou seu amigo reinstalam o app do WhatsApp ou trocam de aparelho. Ao receber o alerta, considere entrar em contato com a pessoa — talvez por outro aplicativo? — e perguntar se foi realmente ela quem reinstalou o WhatsApp ou trocou de celular. Assim, será possível identificar um roubo de aparelho ou uso indevido do número em questão. 

Como receber o alerta no iOS (iPhone e iPad)

Como dito acima, há uma opção para habilitar o alerta de troca de código. Para receber notificações sobre a mudança usando um dispositivo com sistema iOS, siga os passos:

  1. Já com o WhatsApp aberto, toque em “Ajustes”, no canto inferior direito;
  2. Toque em “Conta” e depois em “Segurança”;
  3. Ative o botão “Exibir Notificações de Segurança”.

Como receber o alerta no Android

O passo a passo nos aparelhos com Android é bem semelhante ao do iOS.

Basta seguir as instruções abaixo:

  1. Na tela principal do WhatsApp, toque em “Mais Opções” (as três bolinhas no canto superior direito) e depois em “Configurações”;
  2. Vá para “Conta” > “Segurança”;
  3. Habilite o botão “Exibir notificações de segurança”.

Pronto! Agora você será avisado caso haja alguma alteração.

Com informações de: WhatsApp

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação