Início » Aplicativos e Software » Como planejar ida ao mercado fora do horário de pico no Google Maps

Como planejar ida ao mercado fora do horário de pico no Google Maps

Veja como evitar o horário de pico e fugir de aglomerações planejando a ida ao mercado com a ajuda do Google Maps

Lucas Lima Por
TB Responde

Não são todos os mercados que fazem entregas em domicílio ou atendem todas as regiões de uma cidade. Dessa forma, em alguns casos é inevitável a ida ao estabelecimento para reabastecer a casa. Uma das formas de evitar aglomerações é verificar o horário de pico do mercado no Google Maps.

como ver o horário de pico do mercado no Google maps

Planejar a ida ao mercado, especialmente durante o período de isolamento social, é importante para evitar o contágio do novo coronavírus, causador da COVID-19. O Google Maps exibe informações a partir do padrão de comportamento dos usuários, mostrando os dias da semana e horários com menor movimentação.

Como ver o horário de pico do mercado no Google Maps

Importante lembrar que nem todos os estabelecimentos têm informações disponíveis sobre o horário de pico ou qual o tempo médio que os consumidores ficam no mercado ou outro ponto comercial, isso depende do perfil dos usuários que visitam esse local.

  1. No Google Maps, pelo aplicativo ou site, digite o nome do estabelecimento que deseja conferir o horário de pico;
  2. Toque no resultado ou no estabelecimento que aparece no mapa;
  3. Role a página até a seção que exibe o gráfico de horários.

Horário de Pico no Google Maps

É possível alterar o dia da semana para verificar os gráficos dos outros dias. No exemplo acima, os melhores horários da terça-feira são no começo do dia, durante à tarde (entre 13h e 14h) e à noite, às 20h (lembrando que o estabelecimento em questão fecha às 21h).

Com essas informações, dá para se ter uma ideia de quais dias e horários da semana o mercado está mais vazio e assim ir às compras sem tanta preocupação de encontrar o local lotado — lembrando que é feita uma média de visitação dos usuários nas últimas semanas para exibir o gráfico (mais sobre isso no próximo tópico).

O recurso também pode ser encontrado na Pesquisa do Google da web. Ao buscar pelo estabelecimento, os dados de horário de pico aparecem no painel da direita, junto com outras informações comerciais.

horário de pico google maps

Como esses dados são coletados?

O Google diz que usa dados agregados e anônimos de usuários que ativaram o Histórico de Localização, um recurso que armazena em linha do tempo os locais visitados por cada pessoa.

As informações de horário de pico são exibidas para um estabelecimento comercial que recebeu visitas suficientes de usuários com o Histórico de Localização ativado.

Portanto, não é possível adicionar manualmente os horários de pico de um mercado, por exemplo. Essa média é dada pelo Google a partir do comportamento dos usuários nas últimas semanas.

Isso inclui:

  • Gráfico de horário de pico: qual mostra a movimentação habitual em diferentes horários do dia, com base na média de popularidade dos últimos meses;
  • Dados de visita em tempo real: mostra dados atualizados de como está o fluxo agora, os quais são sobrepostos ao horário de pico (é destacado em vermelho);
  • Duração da visita: informa a média de duração da visita dos clientes nas últimas semanas;
  • Estimativas de tempo de espera: mostra quanto tempo um cliente deverá aguardar para ser atendido. Varia de acordo com o estabelecimento, como em restaurantes em que clientes devem aguardar por uma mesa.

Com informações: Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação