Início » Aplicativos e Software » Windows 10 20H2 será atualização “service pack” com Microsoft Edge

Windows 10 20H2 será atualização “service pack” com Microsoft Edge

Windows 10 20H2 será parecido com service pack; atualização vai trazer novo Edge baseado no Chromium para todos

Felipe Ventura Por

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (16) que a próxima grande atualização do Windows 10 na verdade será pequena: a versão 20H2 chega no segundo semestre praticamente como um “service pack”. A instalação será rápida em PCs que estiverem no May 2020 Update, e trará como maior novidade o Edge com base no Chromium.

Windows 10

John Cable, da Microsoft, afirma que o Windows 10 20H2 “oferecerá um conjunto focado de recursos para melhorar o desempenho e a qualidade”. Esta será também a primeira versão do sistema a incluir o novo Edge para todos; o navegador já vinha sendo distribuído aos poucos para os usuários.

Por ser relativamente pequena, a versão 20H2 será entregue da mesma forma que uma atualização mensal do Windows 10 para quem estiver rodando o May 2020 Update. (A instalação vai demorar mais em PCs com versões mais antigas.)

É algo semelhante ao que ocorreu no ano passado: o November 2019 Update, ou versão 1909, também foi um service pack com uma lista curta de novidades. Isso ocorreu após uma reorganização que colocou o núcleo do sistema operacional (kernel, sistema de arquivos etc.) sob o comando da equipe Azure.

Por enquanto, a Microsoft ainda não definiu um nome amigável para a versão 20H2, mas diz que essa prática vai continuar. Talvez este seja o November 2020 Update?

Windows 10 20H2 pode ser testado em canal Beta

Usuários no programa Insider já podem testar o 20H2 no canal Beta, antes chamado modo lento (Slow Ring). A build 19042.330 está disponível para quem for em Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update e optar por fazer o download. “Ao longo do tempo, mais novos recursos e melhorias serão entregues por esse processo”, explica a empresa.

E há uma boa novidade para quem é Insider. A Microsoft costumava liberar alguns recursos novos apenas para um conjunto de pessoas, então você poderia não ter acesso a uma melhoria mesmo se estivesse no programa de testes. Isso acabou no 20H2: quem optar por baixar essa versão no PC receberá novos recursos à medida que forem liberados.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Schio ☭ (@Sckillfer)

Eu acho meio absurdo substituir o Edge pelo Edge Chromium antes dele estar pronto; por pronto digo com pelo menos as funções que já funcionam no atual, como corretor (que segue incompleto no “EC”), sincronização e set tabs aside.

João Ferreira (@joaolmf)

Concordo com você.
O navegador em si está bacana, estável, consume pouca memória, mas, a parte de Sync, que é muito útil (pelo menos pra mim), ainda está bem ruim. Arrisco a dizer que não está funcionando.