Os motoristas com documentos brasileiros podem circular com mais facilidade nos países da América do Sul por conta da liberação de um aplicativo brasileiro no exterior. Criado pelo Serpro, o Vio permite validar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) por meio do QR Code presente nos dois documentos.
A disponibilização do app em mais países é resultado da parceria entre Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Serpro e GMC (Grupo do Mercado Comum), responsável por negociar os acordos em nome do Mercosul. Com o Vio, a CNH e o CRLV podem ser validados por fiscais de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Os documentos brasileiros são aceitos na Guiana, mas, segundo o Serpro, o país não conta com App Store ou Google Play Store. O Vio também pode ser usado no Brasil para empresas e fiscais validarem a autenticidade de registros impressos e digitais de motoristas e veículos.
Além da carteira de habilitação e do licenciamento, o Vio também pode verificar as placas de carros do Mercosul e o DNI (Documento Nacional de Identificação), que também contam com um QR Code. Ainda de acordo com o Serpro, o app deve passar a suportar mais documentos em breve.
Para os motoristas com documentos brasileiros, a empresa oferece outro aplicativo. Lançado no fim de 2019 e disponível para Android e iPhone, a Carteira Digital de Trânsito reúne funções da CNH e do CRLV. A ferramenta também alerta quando a data de vencimento da carteira de habilitação está próxima e se há algum recall convocado pela montadora para o veículo utilizado.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Agora só falta a fiscalização usar o app. Eu ainda prefiro levar a papelada pra evitar algum policial corrupto.
Se bem que devido ao desleixo com a pandemia pode demorar muito tempo até voltarem a aceitar brasileiros ‘livremente’ em paises vizinhos.
Bela iniciativa! Mas não tira o fato de ser maaaais um App do governo que acaba por fazer a mesma coisa que outros apps do governo.
Já passou da hora de unificarem tudo em um único App ou organizarem melhor essa fragmentação