Início » Aplicativos e Software » CNH e CRLV podem ser validados via app na América do Sul

CNH e CRLV podem ser validados via app na América do Sul

O Serpro levou para outros países da América do Sul o aplicativo Vio, que ajuda a validarem CNH, CRLV e placa veicular Mercosul

Victor Hugo Silva Por

Os motoristas com documentos brasileiros podem circular com mais facilidade nos países da América do Sul por conta da liberação de um aplicativo brasileiro no exterior. Criado pelo Serpro, o Vio permite validar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) por meio do QR Code presente nos dois documentos.

Vio, aplicativo para validar CNH e CRLV

A disponibilização do app em mais países é resultado da parceria entre Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Serpro e GMC (Grupo do Mercado Comum), responsável por negociar os acordos em nome do Mercosul. Com o Vio, a CNH e o CRLV podem ser validados por fiscais de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Os documentos brasileiros são aceitos na Guiana, mas, segundo o Serpro, o país não conta com App Store ou Google Play Store. O Vio também pode ser usado no Brasil para empresas e fiscais validarem a autenticidade de registros impressos e digitais de motoristas e veículos.

Além da carteira de habilitação e do licenciamento, o Vio também pode verificar as placas de carros do Mercosul e o DNI (Documento Nacional de Identificação), que também contam com um QR Code. Ainda de acordo com o Serpro, o app deve passar a suportar mais documentos em breve.

Para os motoristas com documentos brasileiros, a empresa oferece outro aplicativo. Lançado no fim de 2019 e disponível para Android e iPhone, a Carteira Digital de Trânsito reúne funções da CNH e do CRLV. A ferramenta também alerta quando a data de vencimento da carteira de habilitação está próxima e se há algum recall convocado pela montadora para o veículo utilizado.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Agora só falta a fiscalização usar o app. Eu ainda prefiro levar a papelada pra evitar algum policial corrupto.
Se bem que devido ao desleixo com a pandemia pode demorar muito tempo até voltarem a aceitar brasileiros ‘livremente’ em paises vizinhos.

Léo (@leo_oliveira)

Bela iniciativa! Mas não tira o fato de ser maaaais um App do governo que acaba por fazer a mesma coisa que outros apps do governo.

Já passou da hora de unificarem tudo em um único App ou organizarem melhor essa fragmentação