Adobe encerrará Flash para navegadores em dezembro de 2020

Adobe Flash Player será encerrado para sempre em 31 de dezembro de 2020; usuários devem desinstalar plugin, recomenda Adobe

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Internet Explorer alerta sobre fim do suporte a Adobe Flash

Anote no calendário: o Adobe Flash Player será encerrado para sempre em dezembro de 2020. Segundo a Adobe, o plugin passará o bastão de vez a outros padrões disponíveis no mercado, como o HTML5, WebGL e WebAssembly, no fim do ano.

O fim do plugin é um acontecimento esperado há três anos. “Nós vamos parar de atualizar e distribuir o Flash Player no final de 2020 e encorajar os criadores de conteúdo a migrar qualquer conteúdo em Flash existente para esses novos formatos”, explicou a Adobe em 2017.

Após a decisão, a empresa manteve a distribuição de atualizações do plugin. Este ciclo, porém, será encerrado nos próximos meses, mais propriamente em 31 de dezembro de 2020, data escolhida pela Adobe para terminar o ciclo de vida da plataforma.

Segundo a companhia, a distribuição da ferramenta será finalizada para sempre a partir da data informada. A Adobe ainda orienta os usuários a desinstalarem o plugin de seus dispositivos antes mesmo do encerramento.

“A Adobe removerá as páginas de download do Flash Player de seu site e o conteúdo baseado em Flash será impedido de ser executado no Adobe Flash Player após a data de encerramento”, afirmam.

O Adobe Flash Player é um plugin bastante popular das últimas décadas. Lançada em 1996, a ferramenta foi responsável por diversas aplicações na internet, como jogos online e players de vídeos. Em 2018, a plataforma era utilizada em 5% dos sites.

Com informações: Adobe e Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados