Boston Dynamics vende cão-robô Spot para empresas por US$ 74,5 mil

Agora qualquer empresa pode comprar o cão-robô Spot da Boston Dynamics, que pode ajudar humanos em vários trabalhos (ou vai criar a Skynet)

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Cão-robô Spot (imagem: divulgação/Boston Dynamics)

A Boston Dynamic iniciou as vendas para qualquer empresa do Spot, um simpático cão-robô que sabe fazer bastante coisa, desde subir escadas até abrir a porta para que outro cão-robô possa seguir seu caminho. Ele custa a partir de US$ 74,5 mil e o valor sobe de acordo com os acessórios extras que podem ser inseridos.

Se você ainda não conhece o Spot, ele é um robô quadrúpede que parece um cachorro e que pode andar sozinho por até 90 minutos com uma só carga que leva duas horas para ser recarregada. Ele pesa 32,5 quilos e consegue levar tranquilamente uma carga de até 14 quilos, que pode conversar com a internet por meio de uma antena Wi-Fi de 2,4 GHz – pode parecer lenta, mas isso garante maior alcance e não será um problema em ambientes inóspitos.

Ele pode operar em temperaturas que começam em 20 graus negativos e vão até 45 graus, então dá para usar no Brasil sem problema nenhum até mesmo no verão. Ele anda em até 5,76 quilômetros por hora e pode seguir o caminho em terrenos acidentados, subir montanhas, tomar chuva e desvia de obstáculos sozinho, graças aos sensores que estão por todos os lados.

Em seu lombo podem ficar outros sensores que são vendidos separadamente, como um domo com mais câmeras que dão uma visão em 360 graus do ambiente e aprimoram as possibilidades de controle remoto do cão-robô da Boston Dynamics, ou um upgrade de GPU e/ou CPU que garantem maior capacidade do Spot trabalhar sozinho, com ajuda de inteligência artificial.

A empresa pretende iniciar a produção de milhares de Spots já no ano que vem, mas diz que pode aumentar ainda mais a fabricação de acordo com a demanda que receber. Por enquanto as vendas são apenas para os Estados Unidos e a limitação pode estar ligada com a pandemia de COVID-19, que não permitiu a Boston Dynamics fabricar mil destes cães-robô ainda na metade deste ano – ela fez 150 deles.

Por outro lado, o surto do vírus aumentou a demanda por produtos que são operados remotamente ou trabalham de forma autônoma, como é o caso do Spot e de drones mais simples.

Spot já foi utilizado pela Boston Dynamics

boston dynamics spot olhando

Não estamos nos deparando com a primeira vez que o robô é utilizado. O Spot já ajudou uma empresa canadense ao reduzir 20 horas de trabalho por semana ao andar em uma construção enquanto fazia a captura de milhares de imagens do local. No aeroporto de Denver, nos Estados Unidos, o Spot utilizou um dos acessórios que permitiu o mapeamento de todo o terminal para evitar atrasos em vários projetos.

O Spot também tem vários usos possíveis, como entrar em locais que são de risco para a saúde de humanos ou até mesmo investigar a suspeita de uma bomba, sem envolver uma pessoa neste trabalho.

Ele parece ser muito bom, nem que seja para iniciar a Skynet.

Com informações: The Verge e Venture Beat.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados