Google Play terá botão para contratar assinatura ao baixar app

Novo botão da Google Play Store permite a contratação de assinatura de um aplicativo ao baixá-lo na loja de apps

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Play Store

O Google irá facilitar a contratação de assinaturas no Google Play. Isto será possível graças a um botão que adquire o serviço antes mesmo da instalação do aplicativo no celular Android. A novidade evita a necessidade de comprar um plano premium ou demais tipos de serviços dentro do app após o download, como é feito atualmente.

As primeiras menções sobre o recurso foram apresentadas durante o anúncio da nova versão do Google Play Billing Library, em 11 de junho. Sem revelar muitos detalhes, o Google disponibilizou novas formas para adquirir serviços fora do aplicativo. As compras seriam realizadas pela Google Play Store, loja de apps do Android.

“Agora, quando você oferece códigos promocionais para testes gratuitos de assinatura, os usuários podem resgatá-los facilmente na Play Store, mesmo que seu aplicativo ainda não esteja instalado. É uma experiência simples de resgatar, assinar e instalar que reduz o esforço necessário para os usuários seguirem em frente” disse o Google.

A funcionalidade, no entanto, não se limita a códigos promocionais. De acordo com o TechCrunch nesta quarta-feira (17), o Google está trabalhando em um novo método de contratação de assinaturas antes mesmo do download do aplicativo. Em outras palavras, será possível baixar um aplicativo já com o serviço adquirido.

Novo botão da Google Play Store para assinaturas (Foto: Reprodução/TechCrunch)

A novidade irá funcionar a partir de um botão na Play Store. Em um exemplo apresentado pelo site, haverá uma nova opção para baixar o app, identificada como “Free trial & install” (“Avaliação e instalação gratuitas”, em tradução livre). Logo abaixo, detalhes da assinatura também serão apresentados ao usuário.

O novo botão tende a expandir o número de assinaturas de serviços oferecidos por aplicativos na Google Play Store. Além disso, as alterações trazem mais transparência ao usuário e facilitam a contratação de pacotes e planos premium, já que todo o processo pode ser resumido em poucos passos.

Com informações: Android Developers Blog, TechCrunch e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados