Início » Gadgets » O que é MFi? [selo presente em cabos do iPhone]

O que é MFi? [selo presente em cabos do iPhone]

O selo MFi é uma certificação criada pela própria Apple; opte sempre por cabos e acessórios originais ou licenciados pela empresa

Bárbara Chieregate Por
TB Responde

Se você é usuário de dispositivos com sistema iOS (iPhone, iPad e iPod), talvez já tenha ouvido falar sobre a certificação MFi. Mas o que é MFi e para que isso funciona?

A sigla significa Made For iPhone/iPad/Apple Watch — em português, “feito para o iPhone/iPad/Apple Watch”. Em outras palavras, o selo MFi garante que o cabo ou produto em questão é licenciado pela Apple (autorizada fabricação).

o que é mfi/mika baumeister/Reprodução

O que é o programa MFi

O MFi vai muito além de uma sigla. A Apple criou o Programa MFi, que funciona como um crivo para definir quais fabricantes podem comercializar os produtos com o logo e aval da empresa. Para fazer parte do programa, é claro, é preciso cumprir uma série de requisitos impostos pela companhia.

E qual o motivo dessa preocupação toda? Sim, a Apple lucra com a certificação, mas o processo também tem o intuito de proteger o usuário. Acessórios não licenciados podem esconder alguns propósitos obscuros que você talvez nunca tenha imaginado.

Quer um exemplo? O O.MG Cable é um cabo Lightning teoricamente igual ao original, mas que, quando conectado a um Mac, permite que um hacker tenha acesso e faça o que quiser com o computador em questão. Portanto, para se proteger, priorize a compra de cabos originais da Apple ou de terceiros que tenham o selo MFi.

A certificação ainda garante que o cabo ou acessório funcione de maneira correta e não cause problemas indesejados, como prejudicar a vida útil da bateria do seu dispositivo.

Como identificar produtos MFi

Todo produto homologado pela Apple tem o selo MFi na embalagem. A logo é essa da imagem abaixo — e provável que você tenha visto por aí, mas sem se dar conta disso.

selo mfi/reprodução/bárbara chieregate

Ao comprar algo com o selo, você também não precisa se preocupar com alertas como “O acessório pode não ser compatível” no seu dispositivo. Essas mensagens são comuns ao usar itens não licenciados.

E o preço?

Antigamente, era notável a diferença de preço entre itens certificados e não certificados. Hoje, a discrepância não é tão grande assim, mas estranhe se você vir algo que se diz MFi a um preço muito baixo.

De certa forma, o MFi é um “imposto da Apple”.

Os fabricantes precisam submeter os produtos a uma série de testes e requisitos. Isso tudo custa tempo e dinheiro e, claro, fará com que as opções licenciadas sejam um pouco mais caras. Ainda assim, vale pagar mais e ter a garantia de que está comprando algo com boa qualidade.

Com informações: Apple 

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação