Início » Aplicativos e Software » O que é AR Eletrônico dos Correios?

O que é AR Eletrônico dos Correios?

O AR Eletrônico oferecido pelos Correios é uma forma de confirmar a entrega das suas encomendas de forma totalmente digital

Victor Hugo Felix Por
TB Responde

Para garantir o isolamento social dos clientes e dos funcionários em tempos de pandemia da COVID-19, os Correios lançaram um serviço de Aviso de Recebimento (AR) totalmente digitalizado, o AR Eletrônico. É uma forma dos clientes confirmarem o recebimento de cartas e pacotes, dispensando a necessidade do AR físico.

O que é AR Eletrônico / Correios App Store / Reprodução

O que é AR dos Correios?

Para quem não sabe, os Correios oferece um serviço extra para pessoas e empresas que desejam ter uma confirmação de que o material enviado foi devidamente entregue ao destinatário. Essa confirmação é o Aviso de Recebimento.

O AR é um documento assinado pelo destinatário e que é enviado ao remetente pelos Correios. Tradicionalmente, o AR é entregue fisicamente a quem enviou o material, mas há também o AR Digital, no qual o formulário do AR é enviado ao remetente pela internet.

O que é AR Eletrônico?

Para facilitar ainda mais o processo de envio de Aviso de Recebimento, os Correios criaram o serviço de AR Eletrônico. Com ele, os carteiros usam um app para fotografar a etiqueta de postagem aplicada nos objetos entregues. Nessa etiqueta, constam os dados do recebedor do material.

A fotografia, então, é disponibilizada para o remetente na página de rastreamento, no site dos Correios e no Web Service para grandes volumes. É possível ainda fazer a consulta pelos aplicativos disponíveis para Android e para iOS.

Esse procedimento evita que os carteiros precisem se manter nas ruas para fazer entregas de Aviso de Recebimentos, reduzindo assim o contato com pessoas que podem expô-los ao novo coronavírus. Ao mesmo tempo, é uma forma mais precisa de certificar para os clientes que o material foi entregue ao destinatário, uma vez que a prova é feita por uma fotografia.

Como solicitar AR Eletrônico?

O AR Eletrônico deve ser solicitado no momento em que se contrata o serviço de entrega do material. Preencha devidamente as informações sobre o destinatário e o remetente, mantendo sempre a atenção nas plataformas digitais para averiguar a efetivação da entrega.

Com informações: Correios 1, Correios 2.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação