Início » Celular » O que é a Entrega Digital dos Correios?

O que é a Entrega Digital dos Correios?

Com a Entrega Digital é possível enviar boletos, contas, faturas, extratos e outros documentos pelo aplicativo dos Correios

Victor Hugo Felix Por
TB Responde

Os Correios digitalizaram mais um de seus serviços para se adequarem tanto à modernização do mercado quanto às necessidades de isolamento social durante a pandemia da COVID-19. A Entrega Digital permite envio de boletos, contas, extratos e outros documentos com o uso do aplicativo da instituição. Veja quais são os benefícios.

O que é Entrega Digital / Google Play / Reprodução

O que é Entrega Digital?

Muitas empresas enviam boletos, contas, extratos, faturas e notificações fisicamente pelos Correios. Esses documentos são levados aos destinatários pelos carteiros, o que pode expô-los ao novo coronavírus. Segundo a Instituição, cerca 71 milhões de domicílios recebem esse tipo de correspondência.

Os Correios desenvolveram um sistema para que os materiais sejam enviados de forma segura digitalmente. Com a Entrega Digital, boletos, contas, estratos, faturas e notificações são enviados ao remetente no aplicativo dos Correios (Android/iOS). Sendo assim, o destinatário poderá acessá-los consultando “Minhas Mensagens” no aplicativo.

Os Correios não cobram taxa adicional das empresas para fazer o envio digital dos materiais. Tanto instituições privadas quanto públicas podem fazer uso desse serviço.

A intenção é de que a plataforma digital seja um canal direto de comunicação entre as pessoas e as empresas.

Como fazer uma Entrega Digital?

A empresa que quiser digitalizar o envio de seus documentos para os remetentes deve seguir o procedimento:

  1. Acessar o Portal do Serviço (para empresas);
  2. Submeter o arquivo digital que deve ser enviado;
  3. Aguardar o processamento da mensagem, que será disponibilizada para o destinatário indicado pela empresa;
  4. Acompanhar virtualmente o status de entrega da mensagem;

Para o usuário acessar o conteúdo, por sua vez, é preciso que ele baixe o aplicativo dos Correios e abra sua conta no idCorreios, o que pode ser feito gratuitamente e sem complicações. Essa conta possibilita acesso aos serviços do aplicativo dos Correios.

Como mencionado, os documentos enviados pelas empresas estarão disponibilizadas na área “Minhas Mensagens” do aplicativo dos Correios.

A plataforma fechada garante que as correspondências sejam mantidas em sigilo. Os emissores são autentificados pelos Correios, o que impede envio de mensagens spam.

Quais outras facilidades?

Para os usuários que acessam os documentos pelo aplicativo, é possível também manter controle sobre o material recebido. A plataforma permite a criação de pastas para que as pessoas separem pelo tipo de conteúdo, pela empresa remetente ou por qualquer outro critério a sua escolha.

Com informações de: Correios 1, Correios 2.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação