Início » Aplicativos e Software » Quem pode enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp?

Quem pode enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp?

Nem todos os bancos aceitam a função, e há diferenças entre as transações permitidas nas versões WhatsApp Messenger e Business

Bárbara Chieregate Por

O recurso de enviar dinheiro pelo WhatsApp pode facilitar a vida de muitos. No Brasil, os pagamentos pelo mensageiro são permitidos por meio de cartões de crédito, de débito e cartões múltiplos (crédito e débito). 

Mas, todo mundo pode enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp? Não é bem assim.

Por enquanto, só alguns bancos parceiros são aceitos. Além disso, existe uma diferença entre os pagamentos no WhatsApp Messenger e no WhatsApp Business; acompanhe.

❗️Observação: O Banco Central suspendeu o uso do WhatsApp Pagamentos no Brasil. Entidade ainda avaliará eventuais riscos ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Não há data para retorno do recurso ou ordem de bloqueio definitivo. Quem teve o acesso ao recurso está impossibilitado de realizar transações por enquanto.

Enviar e receber dinheiro pelo Whatsapp

Quais bancos são aceitos?

Até então, o recurso de pagamentos pode ser usado com cartões dos seguintes bancos e bandeiras:

  • Banco do Brasil (Visa)
  • Nubank (Mastercard)
  • Sicredi (Mastercard e Visa)
  • Woop, a conta digital da Sicredi (Visa)

Pagamentos no WhatsApp Business x WhatsApp Messenger

WhatsApp Messenger

Há algumas restrições para pagamentos no WhatsApp Messenger.

O usuário comum, sem conta comercial, não pode receber por venda. Para conseguir isso, é necessário utilizar o WhatsApp Business (que é outro aplicativo, também do WhatsApp). 

Em seu FAQ, o WhatsApp informa que o recurso no WPP Messenger foi criado para “transferências pessoais entre amigos e familiares e para a compra de bens e serviços”.

A página do aplicativo ainda frisa que as contas que desrespeitarem a regra podem ser suspensas por violação dos termos de uso.

Não há limites para enviar pagamentos a estabelecimentos cadastrados no WhatsApp Business, mas as transferências pessoais têm algumas restrições: 

  • Enviar até R$ 1.000,00 (mil reais) por transação
  • Receber até 20 (vinte) transações por dia, ou R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês

WhatsApp Business

Como o vendedor deve proceder, então?

Antes de tudo, como já disse, é preciso usar o WhatsApp Business para lidar com vendas pelo mensageiro. A versão Business é feita especialmente para donos de empresas e permite enviar, solicitar e receber pagamentos de forma rápida pelo app.

No entanto, há uma taxa fixa de processamento de 3,99% por cada transação feita pelo aplicativo. Para habilitar a função de receber pagamentos pelo WhatsApp Business, é necessário ter o Facebook Pay configurado na sua conta comercial.

Com informações: WhatsApp

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação