O Google lançou uma extensão que cria links para trechos de textos. Já disponível para o Google Chrome, a ferramenta permite que usuários utilizem o novo recurso “Text Fragment” (“Fragmento de Texto”, em tradução livre) do navegador para compartilhar e destacar partes de notícias, artigos e afins com outras pessoas em poucos passos.
- Google Chrome não abre? 6 dicas para resolver esse problema
- Como atualizar o Google Chrome [Android, iPhone e PC]
Conhecida como “Link to Text Fragment”, a extensão gera um link que leva o usuário diretamente a uma parte selecionada de um texto. Isto é possível graças ao recurso “Text Fragment”, disponível no Google Chrome 80 e em versões mais recentes do navegador do Google.
A extensão é gratuita e já está disponível na Chrome Web Store (chrome.google.com). Para utilizá-la, é só realizar os seguintes passos após a instalação:
- Selecione o trecho do texto que deseja destacar;
- Após a seleção, clique com o botão direito do mouse sobre o conteúdo;
- Escolha a opção “Copy Link to Selected Text” (“Copiar o link para o texto selecionado”, em tradução livre).
A extensão irá gerar um link com o elemento automaticamente, que estará disponível na área de transferência. Depois, é só colar em um mensageiro, como o WhatsApp, publicação de rede social, editor de texto, entre outros tipos de aplicativos, e enviar para um amigo, por exemplo.
O endereço levará o usuário diretamente à parte escolhida do texto, com o trecho destacado por um fundo amarelo, parecido com o que é feito com o buscador. Além disso, não é preciso instalar a extensão Link to Text Fragment para acessar o link: para isso, basta utilizar navegadores compatíveis, como o Google Chrome e Microsoft Edge.
Com informações: The Verge, XDA-Developers e web.dev
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Desde o fim de maio estou dando uma chance ao novo MS Edge, tanto no Android, quanto no Windows. No espertofone eu desativei o Chrome, E no notebook eu o desinstalei.
Até o momento, absolutamente nada a reclamar em ambas as versões.
As extensões que usava no Chrome são 100% compatíveis com o Edge. Pushbullet, Google Keep, Gmail Notifier e Dólar Hoje.
Essa da matéria parece ser muito útil e tô indo agorinha instalá-la no note.
Curti a extensão, mas o link gerado é gigantesco. Talvez se eles gerassem o link já encurtado seria melhor.
Tentei, mas não chega aos pés da versatilidade do Vivaldi. Navegador pouco conhecido, mas que oferece um ferramentário maravilhoso e um total controle da interface ao usuário.
Vamos esperar que seja atualizado no futuro com links curtos.
Só penso no seguinte: o goo.gl seria bem legal nessa extensão.
Pois é, e falando nisso uma pena que o Google desativou a criação de links curtos do goo.gl para usuários
Como ele continua existindo, mas apenas para desenvolvedores, pode ser que evoluindo o teste da função, ele acabe sendo integrado a api de encurtamento da Google.