O que é e-Carta Fácil dos Correios?

Os dados da e-Carta Fácil são captados eletronicamente e depois processados pelos Correios para que ocorra a entrega física

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 1 ano
e-carta fácil correios

A e-Carta Fácil é uma solução de comunicação digital criada pelos Correios. Com o serviço, os dados da mensagem enviada são captados eletronicamente e depois processados para que ocorra a produção e entrega da carta em meio físico.

A ferramenta habilita a postagem de e-Cartas pelo site dos Correios e é uma ampliação da e-Carta, opção que estava disponível para grandes negócios. O foco agora está nas empresas de pequeno e médio porte que tenham contrato com os Correios.

As companhias que precisam enviar mensagens físicas podem fazer isso em qualquer horário, sem a necessidade de ir a uma agência.  O objetivo principal é fazer com que as pessoas tenham a opção de resolver questões do dia a dia sem sair de casa.

Como funciona a e-Carta Fácil?

Por meio de uma interface dos Correios, quem deseja enviar a carta pode editá-la e postá-la eletronicamente. A postagem é feita via internet, e as mensagens são impressas no Centro de Digitalização e Impressão dos Correios.

Ao postar a e-Carta, a empresa podem acrescentar serviços como Registro, Aviso de Recebimento Eletrônico e o Mão Própria. Eles funcionam como elementos comprobatórios que dão validade jurídica ao documento, como acontece na carta normal.

Disponível para o Brasil inteiro, a e-Carta Fácil proporciona mais agilidade no tempo de postagem e tem o prazo de distribuição reduzido.

Mais soluções digitais dos Correios

Além da e-Carta Fácil, a empresa tem outras opções tecnológicas. Conheça mais algumas:

  • Correios Entrega Digital: Os clientes que enviam contas, faturas, extratos, boletos e notificações pelos Correios também podem estender essa comunicação no formato digital, sem custos adicionais. Ao entrar na sessão “Minhas Mensagens”, dentro do aplicativo dos Correios, o destinatário terá acesso à versão digital da correspondência;
  • AR Eletrônico: o Aviso de Recebimento Eletrônico substitui o AR físico. No momento da entrega, os carteiros fotografam a etiqueta de postagem dos objetos. A imagem estará imediatamente disponível na página de rastreamento, no site dos Correios, e as informações poderão ser consultadas a qualquer hora. A solução elimina a entrega presencial do Aviso de Recebimento ao remetente. 

Com informações: Correios

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Correios na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Canal Exclusivo

Relacionados