Apple iOS 14 traz widgets na tela inicial e App Clips ao iPhone

Apple anunciou iOS 14 na WWDC 2020 com widgets na tela inicial, App Library, vídeos em picture in picture e mais

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iOS 14

Durante a conferência WWDC 2020 nesta segunda-feira (22), a Apple anunciou o iOS 14: a atualização para iPhones vai trazer uma tela inicial repaginada com widgets e App Library; vídeos em modo picture in picture; Siri com interface compacta; novas opções de Memoji; e até uma forma de criar chaves virtuais para carros.

Widgets e App Library

A tela inicial do iPhone finalmente permitirá adicionar widgets: eles deslocam os ícones dos aplicativos para criar espaço, e trazem mais informações que os widgets do iOS 13 e versões anteriores.

Além disso, é possível agrupar vários widgets em um carrossel (Smart Stack) para acesso rápido. O sistema vai detectar qual deles é mais útil dependendo do horário: por exemplo, ele mostra notícias de manhã, agenda à tarde e dados de exercício físico à noite.

iOS 14 widget

Temos também a App Library, que agrupa os aplicativos instalados de forma automática em pastas como Adicionados recentemente, Apple Arcade, Jogos, Produtividade etc. Se você tocar no campo de busca na parte superior, surgirá uma lista de todos os apps em ordem alfabética.

É possível ocultar as páginas de apps na tela inicial: dessa forma, você chega mais rápido à App Library, que fica por último.

iOS 14 App Library

Picture in picture

Enfim será possível tocar vídeos por cima de outros apps no iPhone. O iOS 14 traz suporte a picture in picture (PiP): por exemplo, se você estiver assistindo a uma série do Apple TV+, poderá acompanhar o episódio ao usar outros apps, redimensionar o tamanho da imagem, e movê-lo para outros lugares da tela.

iOS 14 picture in picture

Também é possível deslocar o vídeo para uma das laterais: o áudio continua tocando, mas o vídeo fica oculto. Basta tocar em uma seta para trazer o vídeo de volta.

App Clips

A Apple criou um formato compacto de apps que dispensa um formulário de cadastro e um download demorado. Será possível escanear um QR Code ou usar uma tag NFC para abrir uma notificação e instalar o App Clip, um pedaço do app principal apenas com recursos essenciais.

iOS 14 App Clips

Por exemplo, se você quiser alugar um patinete, pode aproximar o iPhone para ativar a notificação do App Clips; então, toque em “Obter”. O cadastro será feito através do Sign In With Apple, e o pagamento será processado via Apple Pay.

Os App Clips serão criados com o SDK nativo (kit de desenvolvimento de software) e deverão ter menos de 10 MB.

Privacidade

iOS 14

A App Store passará a exibir um resumo com as práticas de privacidade de cada desenvolvedor, deixando mais claro quais dados são coletados de você. Além disso, os apps precisarão pedir permissão ao usuário para fazerem rastreamento.

Será possível optar por compartilhar sua localização aproximada com o app, em vez do local preciso. E haverá um indicador na parte superior da tela para deixar mais claro quando um aplicativo estiver usando o microfone e a câmera.

Siri

iOS 14 Siri

A interface da Siri ficou mais compacta: ela aparece na parte inferior, sem ocultar a tela inteira como no iOS 13, e pode exibir algumas informações — como a previsão do tempo — como uma notificação.

Translate

iOS 14 Translate

A Apple anunciou um novo aplicativo chamado Translate que lembra bastante o Google Tradutor: ambos são pensados para realizar conversas em dois idiomas, convertendo fala em texto e pronunciando a tradução em voz alta. A principal diferença é que a tradução funciona de forma local, sem enviar dados para a nuvem.

O Translate estará disponível nestes idiomas: português, inglês, mandarim, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, coreano, árabe e russo.

Mensagens e Memoji

iOS 14 Mensagens

O app Mensagens foi atualizado com três recursos principais. As conversas agora permitem responder a mensagens específicas, organizando-as em uma thread separada.

É possível fixar conversas no topo, criando um atalho em forma de círculo com a foto da pessoa ou grupo. Também será possível citar pessoas específicas (algo semelhante a @menções, mas sem a @).

O Memoji terá mais opções de acessórios para personalizar seu avatar, incluindo uma máscara para proteção facial; e mais variantes com idades diferentes (mais jovem ou mais idoso).

Mapas

iOS 14 Mapas

A Apple adicionou rotas de bicicleta ao Mapas, que sugere rotas e leva em conta se é necessário subir escadas ou enfrentar subidas muito íngremes. Isso estará disponível inicialmente em Nova York, Los Angeles, San Francisco (Bay Area), Xangai e Pequim.

Além disso, o Mapas traz um recurso pensado para carros elétricos: rotas com carregadores. Dessa forma, é possível evitar que a bateria do veículo acabe no meio de uma viagem longa. O app leva em conta se o carregador é compatível.

CarPlay

Será possível criar chaves virtuais para abrir o carro aproximando o iPhone da porta, começando pelo BMW 5 Series de 2021. Para ligar o motor, basta colocar o celular na base de carregamento e pressionar o botão Start/Stop. Isso utiliza a tecnologia NFC; no futuro, a Apple quer adotar um padrão baseado no Ultra Wideband.

Elas ficam guardadas no Secure Element para maior proteção, e podem ser compartilhadas aos seus contatos através do Mensagens. Este recurso será oferecido também para o iOS 13.

Quando?

O iOS 14 será lançado em versão beta para desenvolvedores hoje mesmo. O beta público, por sua vez, começa em julho. A versão final deve ser liberada no quarto trimestre de 2020.

Quais iPhones são compatíveis com iOS 14?

Segundo a Apple, o iOS 14 estará disponível para estes aparelhos:

  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 6s
  • iPhone 6s Plus
  • iPhone SE (1ª geração)
  • iPhone SE (2ª geração)

Além disso, o iOS 14 poderá ser instalado no iPod touch (7ª geração) lançado em 2019.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados