Google Nearby Sharing, “AirDrop do Android”, deve chegar a PCs

O Nearby Sharing substitui o Android Beam, que foi descontinuado pelo Google com o lançamento do Android 10 no ano passado

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone 11 Pro Max vs. Galaxy S20 Ultra

O tal serviço de compartilhamento de arquivos entre dispositivos Android, chamado até então de Nearby Sharing, poderá também ser utilizado por usuários que estão em PCs, que podem ser um Mac, Linux, Windows e até mesmo um Chromebook, já que a porta de entrada e saída do compartilhamento é o navegador Chrome.

A ideia deste compartilhamento é dar uma resposta para o AirDrop da Apple, que permite que um iPhone envie um arquivo para um Mac, iPad ou iPod Touch sem a necessidade de aplicativos extras – tudo vai pelo sistema mesmo. No Android o cenário não é tão simples assim, já que conglomerados de fabricantes pensam em soluções próprias, que fazem uma bagunça enorme no final das contas.

O Google vem trabalhando em um recurso chamado Fast Share, que pode ser lançado como Nearby Sharing, que faz o trâmite de compartilhar arquivos com ajuda do Google Play Services. Isso significa que basta um Android com apps do Google e pronto, pode usar.

A grande novidade é que o recurso foi encontrado na versão de testes iniciais do Chome OS, chamado de Canary. Nele, ainda dentro de uma das flags do sistema, o Nearby Sharing virou Nearby Share e a descrição da função diz que o compartilhamento de conteúdo pode acontecer entre Mac, Windows e Linux, além do próprio Chromebook.

Ainda é cedo para ver a ferramenta em ação, já que ativar a flag não altera nada no Chrome OS. Mas, de qualquer forma, ver o Nearby Sharing aparecendo em um sistema do Google dá uma sensação boa de que o compartilhamento de arquivos entre Android e PCs (Macs também) poderá ser resolvido de forma unificada e funcionando – talvez a compra do Bump sirva para algo, afinal.

Saudades Bump!

Com informações: 9to5Google e XDA-Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados