Como escolher a melhor corretora de investimentos?
Na hora de investir, cuidado com as taxas! Saiba que critérios utilizar na hora de escolher qual a melhor corretora de investimentos
TB Responde
Se você quer começar a investir, saiba que é importante contar com uma corretora de investimentos. É por meio dessas instituições que se pode realizar as movimentações com foco nos ganhos. Veja dicas e saiba qual é a melhor corretora de investimentos.
Uma corretora de investimentos é uma empresa que permite realizar aplicações em diferentes ativos. É por meio dela, por exemplo, que se pode fazer investimentos no Tesouro Direto e na Bolsa de Valores. A Bolsa não permite que pessoas físicas façam negociações de ações e títulos diretamente, então as corretoras foram criadas para atuar como intermediadoras.
Muitos bancos têm corretoras próprias, com a facilidade no cadastramento do investido e no acesso aos ativos exclusivos do banco. Mas nem sempre as opções oferecidas pelo banco são os investimentos mais apropriados e o leque de ativos disponíveis é menor. Nem toda corretora de banco permite investir no Tesouro Direto, por exemplo.
Corretoras de bancos tendem a cobrar taxas de administração mais altas, o que prejudica os rendimentos. Em instituições independentes, os tipos de ativos oferecidos são variados, as taxas são mais baratas e a rentabilidade é maior.
Além do mais, as corretoras podem propiciar aos clientes consultas gratuitas com assessorias especializadas que auxiliam nas tomadas de decisões financeiras. Contando com plataformas digitais de fácil acesso, é possível que os clientes das corretoras independentes atinjam mais facilmente seus objetivos.
Todas as corretoras devem estar devidamente cadastradas no Banco Central e na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula o mercado financeiro. Abrir conta numa corretora cadastrada é a garantia que não sofrerá nenhum golpe (consulte no Central de Sistemas do CVM).
O Centro de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) é outra instituição que assegura a qualidade das corretoras. Os títulos de créditos privados devem estar registrados nesse órgão. Portanto, as corretoras que são autorizadas a intermediar na compra de títulos dos clientes recebem o selo Cetip Certifica.
A bolsa de valores BM&FBOVESPA também oferece certificados pelo Programa de Qualificação Operacional (PQO). Os certificados são Agro Broker, Carrying Broker, Execution Broker e Retail Broker — esse último é o mais importante para pessoas físicas que queiram investir, pois avalia a oferta de serviços, diversificação de produtos, ferramentas de negociação, entre outros (consulte neste link).
As operações pelas corretoras de investimentos podem trazer algumas taxas.
Exemplo:
Algumas corretoras não cobram taxa de custódia, ISS, abertura, Tesouro Direto e manutenção de conta. Portanto, é válido pesquisar quais oferecem os melhores valores, considerando os tipos de investimentos que gostaria de fazer e o quanto esses custos vão afetar os seus rendimentos.
Uma boa corretora de investimentos precisa ser segura, oferecer variedade de serviços e ter um bom Home Broker, sistema que permite ao investidor acessar à B3 por meio de smartphones e computadores. Além disso, o investidor não pode ter dificuldades para conseguir atendimento e ser assessorado pela corretora.
A instituição deve ter ainda um simulador de investimentos preciso para auxiliar o investidor na escolha de suas movimentações financeiras. Além de oferecer um conteúdo educacional que traga as informações, de forma compreensível, sobre o que fazer para garantir os rendimentos mais apropriados.
Uma forma de se guiar para escolher uma corretora é observar os ranking das melhores instituições. A lista divulgada pela Yubb, plataforma de busca de investimentos, traz as cinco melhores corretoras de 2019 segundo seus próprios clientes. As melhores classificadas foram, respectivamente, Órama, Mirae, Rico Investimentos, Clear e Easynvest.
Outro parâmetro pode ser o ranking do Tesouro Direto, focado nas instituições que mais realizaram movimentações no programa de investimentos.
A recomendação é que a pessoa interessada em investir pesquise as corretoras tendo em vista seus objetivos financeiros e os possíveis investimentos que está disposta a fazer. Cada corretora pode ser apropriada para determinados perfis de investidores. Quanto mais consciente você estiver das suas escolhas, melhor.
Com informações: Tesouro Direto, Yubb, R7, Info Money, Exame, Valor Investe.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis