Apple deixa mudar navegador padrão e app de e-mail no iOS 14

iOS 14 e iPadOS 14 permitem trocar Apple Safari pelo Google Chrome como navegador padrão

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos
Safari no iPhone (imagem: Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr)

A Apple não deu destaque para uma mudança muito importante no iOS 14 e iPadOS 14: os dois sistemas enfim permitirão que você escolha os apps padrão de navegador web e e-mail no iPhone e iPad — trocar o Safari pelo Google Chrome, por exemplo. Isso nunca foi possível antes sem jailbreak, e pode ser uma resposta a investigações antitruste contra a empresa.

Lá no fim da lista com as novidades do iOS 14 e iPadOS 14, temos o item “Definir aplicativos de e-mail e navegador padrão”. A Apple descreve isso assim: “defina apps padrão de navegador web e de e-mail que serão iniciados quando você tocar em um link ou desejar compor uma nova mensagem”.

Safari “define experiência do usuário”, diz Apple

Por que demorou tanto para termos essa opção? A empresa disse no ano passado, em resposta a questionamentos do Comitê Judiciário da Câmara dos EUA, que o Safari é pensado para funcionar em conjunto com o sistema, e “é um dos aplicativos que a Apple acredita definir a experiência central do usuário”.

Não é totalmente impossível burlar essa restrição: por exemplo, os apps do Google (YouTube, Gmail etc.) permitem abrir todo link no Chrome, em vez do Safari. Por sua vez, apps como o WhatsApp oferecem um botão “Abrir no Chrome” ao segurar o dedo em um link.

Isso não é um empecilho no Android, que permite configurar até mesmo outra tela inicial como padrão. Vale notar, inclusive, que a Apple não deixará configurar outros apps padrão, como um reprodutor de música, calculadora, relógio e galeria de fotos — mas este pode ser um começo.

A Apple é alvo de uma investigação antitruste nos EUA e na União Europeia, onde o Spotify criticou a impossibilidade de definir seu app como padrão para tocar músicas. O concorrente alega que essa seria uma prática desleal para beneficiar o Apple Music.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados