Início » Aplicativos e Software » Apple deixa mudar navegador padrão e app de e-mail no iOS 14

Apple deixa mudar navegador padrão e app de e-mail no iOS 14

iOS 14 e iPadOS 14 permitem trocar Apple Safari pelo Google Chrome como navegador padrão

Felipe Ventura Por

A Apple não deu destaque para uma mudança muito importante no iOS 14 e iPadOS 14: os dois sistemas enfim permitirão que você escolha os apps padrão de navegador web e e-mail no iPhone e iPad — trocar o Safari pelo Google Chrome, por exemplo. Isso nunca foi possível antes sem jailbreak, e pode ser uma resposta a investigações antitruste contra a empresa.

Safari no iPhone

Lá no fim da lista com as novidades do iOS 14 e iPadOS 14, temos o item “Definir aplicativos de e-mail e navegador padrão”. A Apple descreve isso assim: “defina apps padrão de navegador web e de e-mail que serão iniciados quando você tocar em um link ou desejar compor uma nova mensagem”.

Safari “define experiência do usuário”, diz Apple

Por que demorou tanto para termos essa opção? A empresa disse no ano passado, em resposta a questionamentos do Comitê Judiciário da Câmara dos EUA, que o Safari é pensado para funcionar em conjunto com o sistema, e “é um dos aplicativos que a Apple acredita definir a experiência central do usuário”.

Não é totalmente impossível burlar essa restrição: por exemplo, os apps do Google (YouTube, Gmail etc.) permitem abrir todo link no Chrome, em vez do Safari. Por sua vez, apps como o WhatsApp oferecem um botão “Abrir no Chrome” ao segurar o dedo em um link.

Isso não é um empecilho no Android, que permite configurar até mesmo outra tela inicial como padrão. Vale notar, inclusive, que a Apple não deixará configurar outros apps padrão, como um reprodutor de música, calculadora, relógio e galeria de fotos — mas este pode ser um começo.

A Apple é alvo de uma investigação antitruste nos EUA e na União Europeia, onde o Spotify criticou a impossibilidade de definir seu app como padrão para tocar músicas. O concorrente alega que essa seria uma prática desleal para beneficiar o Apple Music.

Com informações: Engadget.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Motta (@Matheus_Motta)
Gustosoft (@gustatsug)

Trocar Safari pelo Google Chrome? Pode entrar Microsoft Edge, rainha dos navegadores.

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

caraca, enfim trocar o app de email padrão. o app “Mail” é horrível, por isso assim que foi possivel desinstala-lo em uma das ultimas versoes do iOS, sentei-lhe o dedo

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Tá, mas a pergunta que não quer calar: o Safari ainda é forçado goela abaixo como motor de renderização web padrão do sistema? Pelo menos até o momento Google Chrome, Firefox e outros navegadores no iOS são essencialmente skins visto que debaixo dos panos ainda é o Safari que renderiza as páginas…

João Almeida (@Joao_Almeida)

Passo em trocar o Safari por outros…

@ksio89

Apple entrando no século XXI, quem diria!