Golpe do auxílio: como recuperar valor roubado do Caixa Tem
Golpe do Auxílio Emergencial faz app do Caixa Tem ter dados cadastrais alterados e benefício sacado; Caixa sugere ir à agência
TB Responde
Um golpe envolvendo o Auxílio Emergencial permite que invasores acessem a Poupança Social Digital pelo app Caixa Tem e altere os dados cadastrais (e-mail, telefone e senha) do beneficiário, para trocar a conta de depósito dos R$ 600. Caso tenha sido alvo dessa fraude, a Caixa recomenda ir até agência fazer contestação para ter o dinheiro de volta.
A troca dos dados cadastrais do aplicativo era feita de forma simples: um formulário pedia para o usuário informar apenas o CPF e a senha numérica de seis dígitos. Muitas pessoas usavam a própria data de nascimento como senha, facilitando o processo para mal-intencionados.
Uma vez que tinham o acesso ao app, os golpistas poderiam alterar a conta de destino da parcela do Auxílio Emergencial ou fazer compras com o cartão de débito virtual.
Em comunicado ao Tecnoblog, a Caixa Econômica Federal recomenda que os cidadãos que foram vítimas dessa fraude procurem uma agência para formalizar a contestação do uso indevido do Auxílio Emergencial. Até o momento, não há formas de realizar a operação de forma virtual.
O pedido entrará em análise — há relatos de que o banco pede 10 dias úteis para investigação do ocorrido — e, em seguida, caso tenha sido comprovado o saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido.
Ao abrir uma contestação na Caixa Econômica Federal, a vítima não precisa comparecer ou comunicar a Polícia Federal do ocorrido. Uma vez que o processo é iniciado na Caixa, todas as informações são compartilhadas com a PF para fins de investigação.
Em comunicado, a Polícia Federal também cita que poderá entrar em contato com o cidadão para esclarecimentos adicionais da investigação, por meio dos dados informados durante o registro da contestação na Caixa.
Em junho, a Caixa voltou a pagar a primeira parcela do Auxílio Emergencial para alguns beneficiários que ficaram aguardando a análise do cadastro e tiveram, neste momento, o perfil aprovado para receber. Ao todo, foram 4,9 milhões de pessoas que não receberam a primeira parcela do benefício.
De acordo com o banco, o valor será transferido automaticamente na conta indicada pelo beneficiário, podendo ser a poupança da Caixa ou de qualquer outra instituição.
Dessa forma, é válido verificar, primeiro, se o Auxílio Emergencial fora transferido para outra conta, antes de se dirigir até uma agência, para não se expor ao contágio do novo coronavírus.
Com informações: Caixa, Polícia Federal.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Uma pessoa da minha família infelizmente sofreu esse golpe…
foi na Caixa enfrentou fila, fez a contestação e sim, 10 dias depois foi reembolsada… É um caos isso, sistema vulnerável desse e ainda ter que enfrentar duas filas: uma pra contestar e depois outra fila novamente pra ter o resultado
Fui vítima desse golpe, e utilizava uma senha única para logar no aplicativo.
Tentei logar várias vezes, e percebi que não existe bloqueio por tentativas.
Então, é provável que também utilizem meios de força bruta, já que é simples descobrir uma senha de seis números dessa forma.
CPF é o que mais tem por aí, ainda mais com aquele vazamento do SUS ano passado (ou retrasado, não lembro).
Mas é realmente um algorítimo muito simples de ser implementado, e deve rodar de forma satisfatória até num netbook de 2008.
Fui vítima desse golpe, mas ao contrário da maioria eu não tinha usuário no aplicativo da Caixa TEM, já que quando fiz a solicitação fiz direto pelo site porque o app estava fora, inscrevi a minha conta da própria Caixa, e recebi a primeira parcela normalmente.
O problema pelo visto foi que da segunda parcela pra frente eles mudaram o processo e mesmo quem já tinha conta na Caixa iria receber pelo App do Caixa TEM e a conta virtual. Nesse meio tempo, conseguiram cadastrar um usuário com meus dados e alteraram o valor pra outra conta.
Fiz a contestação na Caixa e na próxima terça completam 10 dias. Espero que dê certo de conseguir a restituição. E de qualquer forma eu fiz um B.O online pra constar.
Depois eu volto aqui pra relatar qual foi a solução.
Deu certo Jansen? Comigo foi o mesmo problema, na segunda parcela inves de cair na minha conta que cadastrei, foi para a conta virtual. E quando fui cadastrar, já tinha uma conta cadastrada com meu cpf. Resultado, depois de quebrar muito a cabeça consegui recuperar minha conta, mas aí já era tarde e tinham pago um boleto com os 600,00.
Fui contestar na caixa, e me retornaram depois de 15 dias alegando que não foi encontrado indícios de fraude.
Alan recebi uma ligação ontem da Caixa dizendo que não foi encontrado indícios de fraude eletrônica.
Como eu havia feito um B.O eu fui lá novamente e abri uma nova contestação, com o B.O falando as mesmas coisas.
Agora é esperar mais 10 dias. E nesse tempo a 3a parcela vai ficar bloqueada.
Vamos ver se agora vai dar certo. Tendo a resposta eu volto aqui pra atualizar.
Tecnoblog, vocês poderiam entrar em contato com a Caixa pra cobrar uma posição sobre isso? Porque teoricamente eles conseguem acesso ao IP de quem fez o cadastro do usuário e da transação, não conseguem? Deve haver alguma forma de provar que o acesso foi feito de outro lugar. Alguma dica do que fazer para ajudar na contestação?
Obrigado.
Voltando pra dar o parecer. Abri uma segunda contestação, depois de alguns dias foi liberado o valor mas tive que ir na agência sacar direto no caixa.
Talvez o que tenha ajudado é que no dia que saí da agência depois de abrir a primeira contestação eu já fiz um B.O online. Quando ligaram falando que não havia sinal de fraude eu voltei lá com toda a documentação do B.O, os prints das telas do app com o e-mail estranho que usaram pra cadastrar um usuário e tudo mais.
No final deu certo, eles desbloquearam o meu CPF e pude então fazer o cadastro no Caixa TEM pra receber a terceira parcela.
Aconteceu a mesma coisa comigo, apareceu compra do DEB ELO e MERCADO PAGO, ao comunicar a caixa eles descobrira o nome e o cpf da pessoa que efetuou a compra porem disseram que se essa pessoa for do mesmo estado que eu eles não vão ressarcir.
Abrir uma contestação com B.O porém estou pouco esperançoso.
ola Ana pereira, se possível, poderia me informar o desfecho dessa situação assim que fosse resolvida.
por gentileza.