Como funciona o Apple CarPlay

O Apple CarPlay permite que os usuários do iOS (iPhone) aproveitem as funções do celular enquanto dirigem com segurança

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 1 ano

Já ouviu falar do Apple CarPlay? O sistema foi criado para que os usuários do iOS (iPhone) possam aproveitar as funções do celular enquanto dirigem com segurança, concentrados na estrada.

Com o iPhone conectado ao CarPlay, o motorista pode ter orientações de rota, fazer ligações, ouvir música e enviar ou receber mensagens.

apple CarPlay

Como funciona o Apple CarPlay?

A conexão acontece por meio de um cabo USB ou via Bluetooth, se o veículo for compatível com o CarPlay sem o uso de fios. Não é preciso baixar nenhum aplicativo.

É possível controlar o sistema com a Siri ativada ou pelos controles integrados do veículo. No entanto, nem todos os modelos têm os controles necessários, como uma tela sensível ao toque e botão giratório, o que pode tornar a Siri a única opção.

Existem duas formas de usar a Siri:

  • Pressione o botão de controle de voz do volante e faça uma pergunta à Siri ou peça para ela realizar algum comando;
  • Pressione o painel do CarPlay ou o botão de início do CarPlay na tela touch. Faça uma pergunta à Siri ou peça para ela realizar alguma ação.

A Siri ainda faz algumas sugestões de ações que você pode realizar em seguida.

Onde ele está disponível?

Além do Brasil, o CarPlay está disponível nos seguintes países:

África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, China, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hong Kong, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Malásia, México, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido, República da Coreia, Rússia, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Taiwan e Turquia.

Quais veículos são compatíveis?

A Apple disponibilizou uma lista com todos os modelos que suportam o recurso. Verifique se o seu veículo é compatível com o Apple CarPlay.

O que o usuário pode fazer pelo CarPlay?

Ao conectar o iPhone ao CarPlay, o usuário pode ter acesso a várias funções pelo painel multimídia do carro ou usando a Siri. Algumas delas:

  • Mensagens de texto
  • Fazer e receber ligações
  • Música
  • Calendário
  • Mapas

Pelo próprio celular, o usuário pode adicionar, remover ou alterar a ordem dos apps integrados com o CarPlay. Para isso, basta ir em “Ajustes” > “CarPlay”, selecionar o seu veículo e tocar em “Personalizar”.

Com informações de: Apple

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Apple CarPlay na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Canal Exclusivo

Relacionados