Google Chrome exibe significado de palavras com um toque no Android

Função do Google Chrome para Android apresenta a definição de palavras, lugares, marcas e afins com um simples toque

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 4 meses
Recurso do Google Chrome para Android mostra significado de palavras com simples toque (Foto: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google Chrome agora exibe o significado de palavras com um simples toque. O recurso possibilita que os usuários descubram a definição de um termo em poucos segundos, sem recorrer à barra de endereços do navegador para fazer uma busca. A função está disponível para alguns usuários no browser do Google para Android.

A nova funcionalidade do Google Chrome se aproxima da ferramenta de seleção do Kindle, já que oferece o significado de uma palavra em uma janelinha flutuante. Para isto, é preciso que o usuário dê um simples toque no termo desejado. Em seguida, uma pequena aba será apresentada na parte inferior da tela com a definição.

São apresentadas desde definições breves de dicionário com os respectivos fonemas de cada palavra até a identificação de frutas, lugares, marcas e afins após o toque. Ainda é possível expandir o popup para visualizar resultados de busca no Google, sem precisar digitar o termo na barra de endereços do navegador.

Ainda assim, nem todos os idiomas parecem funcionar com o recurso. Em testes realizados pelo Tecnoblog na versão 83.0.4103.106 do Google Chrome para Android nesta quarta-feira (24), o dicionário apenas reconheceu palavras em inglês. Ao tocar em um vocábulo em português, a janela exibiu somente buscas relacionadas no Google.

A função ainda não foi liberada automaticamente para todos os usuários do Google Chrome estável. Em todo caso, é possível forçar a ativação da ferramenta pelo “chrome://flags” na opção “Contextual Search definitions”. Também é recomendado atualizar o navegador na Google Play Store antes de alterar as configurações.

Com informações: Android Police e XDA-Developers

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados