Início » Negócios » Olympus vende divisão de câmeras para dona dos PCs Vaio

Olympus vende divisão de câmeras para dona dos PCs Vaio

Após assinar memorando de entendimento, a Olympus espera concretizar a venda de sua divisão de câmeras até 31 de dezembro

Victor Hugo Silva Por

Depois de três anos seguidos de prejuízo, a Olympus anunciou uma operação para vender a sua divisão de câmeras. A empresa tem um memorando de entendimento para transferir suas marcas e ações para o fundo de investimento Japan Industrial Partners, que ficou mais conhecido em 2014 ao comprar a Vaio, a marca de PCs da Sony.

Olympus venderá divisão de câmeras e lentes fotográficas

O acordo entre a fabricante e o fundo de investimento deverá ser assinado até 30 de setembro de 2020 e a venda deverá ser concluida até 31 de dezembro. Com o negócio, a divisão de câmeras será absorvida pela NewCo, uma nova marca criada pelo Japan Industrial Partners para administrar as propriedades que, até então, estavam sob controle da Olympus.

Entre as marcas que serão administradas pela NewCo, estão as câmeras OM-D e Olympus Pen, e a lente Zuiko. A transação também envolverá produtos como o gravador portátil Zuiko Pearlcorder. Segundo o comunicado, a empresa criada pelo Japan Industrial Partners aproveitará a tecnologia desenvolvida pela Olympus para criar novos produtos e serviços para os clientes.

A Olympus afirma que até “implementou medidas para lidar com o mercado extremamente severo de câmeras digitais devido, entre outros pontos, à rápida contração do mercado causada pela evolução dos smartphones”. No entanto, a empresa não conseguiu atingir seus objetivos e completou, em março, o terceiro ano consecutivo de prejuízos na divisão.

Com a venda de suas linhas de câmeras fotográficas, a companhia passará a se concentrar na oferta de equipamentos médicos como endoscópios, que já representam sua principal divisão. A empresa atua ainda com produtos voltados para ciência, como microscópios, e indústria, como sistemas de inspeção.

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alberto Prado (@Alberto_Prado)

Comentário de brasileiro médio: “Nossa, que lixo. Agora que essa Olympus afunda de vez com a mão da Positivo.”

Eu (@Keaton)

Uai… e eu achando que a Olympus lucrava bem com as cameras deles. Elas melhoraram pacas nos ultimos anos que eu acompanhei fotografia e talz…

Gabriel Arruda (@gdarruda)

Se vocês acham que a briga de “iOS vs Android” é pesada, tem que ver o choro e gritaria que é o pessoal em relação à fabricantes de câmera.

De qualquer forma uma pena, parecia muito legal usar uma Pen-F ou OM-D, mas realmente complicado justificar MFT com smartphones se saindo tão bem em fotografia.

Edinho Kunzler (@ekunzler)

Eles fraudaram relatórios financeiros há alguns anos e se queimaram bem feio com isso. A empresa foi multada por conta disso e perdeu fôlego. A marca deverá continuar no mercado, até por conta da parceria com a Panasonic no sistema m4/3, o que dilui um pouco os custos de desenvolvimento de novos produtos. Mas o fato da própria Panasonic ter iniciado uma nova parceria com Leica e Sigma para produzir câmeras e lentes mirrorless Full Frame pode indicar uma mudança mais profunda na parceria com a Olympus no futuro.

Eu (@Keaton)

Ai é fogo… eles tinham quase tudo pra ser top de linha nesse setor. Pelo jeito faltou é honestidade. hahaha

Edinho Kunzler (@ekunzler)

A briga iOS vs Android é “categoria de base”. Depois que “crescem”, os caras brigam por Canon e Nikon; ou por DSLR vs Mirrorless… brigam até pelo tamanho sensor! kkkk

Paulo Mattes (@Paulo_Mattes)

Hahaha, bem assim, só ir num grupo e falar de determinadas marcas, C x N começou a guerra…kkkkkkkkkk