Início » Finanças » Como comprar ações fracionadas?

Como comprar ações fracionadas?

Entenda o que são ações fracionadas, como comprar e para quem elas são indicadas como investimento na Bolsa de Valores

André Leonardo Por
TB Responde

O número de pessoas físicas que entram na Bolsa de Valores no Brasil têm aumentado a cada ano. Hoje pessoas podem fazer operações diretamente de seus celulares através dos Home Brokers de suas corretoras. Devido a esse grande número de pessoas operando, surgem muitas dúvidas. Uma delas é como comprar ações fracionadas?

O que são ações fracionadas

O que são ações fracionadas

As ações da nossa Bolsa de Valores são negociadas em lotes padrão de 100 ações, enquanto no mercado fracionário, as mesmas ações são negociadas por unidades que vão de 1 a 99.

Um lote de 100 ações pode gerar um valor de aporte muito alto para o pequeno investidor que investe o dinheiro que economizou do salário ou ainda aquelas pessoas que estão iniciando na Bolsa de Valores e não se sentem seguras com valores altos.

Imagine:

Um lote padrão de ações, em que cada ação custa R$ 30. Para comprar um lote padrão, o investidor deve desembolsar cerca de R$ 3.000. Isso é uma quantia razoavelmente alta para muitas pessoas e principalmente para quem ainda está aprendendo a investir.

Como comprar ações fracionadas

Para comprar ações fracionadas, primeiro você deve ser cadastrado em uma corretora reconhecida na Bolsa de Valores e depois acessar o Home Broker da sua corretora.

As ações fracionadas são reconhecidas por terem a letra “F” após o nome do ativo. Por exemplo, vamos pegar as ações da própria Bolsa de Valores brasileira, a B3.

Lotes padrão
O que são ações fracionadas

Ações fracionadas
O que são ações fracionadas

 

Para comprar as ações fracionadas, basta digitar o nome do ativo com o “F” no final e depois definir a quantidade de ações que deseja comprar. A forma de fazer o processo de compra e venda é um pouco diferente, dependendo Home Broker de cada corretora.

O preço entre ações de lote padrão e ações fracionadas pode ter uma pequena variação entre os dois tipos, devido aos ativos de lotes padrão terem uma margem de negociação um pouco maior.

Quem deve investir em ações fracionadas ?

Não há uma regra sobre quem deva investir no mercado fracionário, mas pequenos investidores que não possuem grandes quantias para colocar em uma única operação costumam recorrer ao mercado fracionário.

Investidores iniciantes também são indicados a usar o mercado fracionário, afinal se você está começando no mercado financeiro é melhor estudar bastante, conhecer os ativos e ir fazendo pequenos aportes, enquanto aprende a dinâmica do mercado. Por isso, investir pequenas quantias em algumas companhias pode ser o melhor caminho para entender como o mercado funciona.

Além dos exemplos citados, existem questões que envolvem ativos arriscados, em que muitas vezes é melhor investir em um número menor de ações de uma companhia do que comprar um lote inteiro. Essas são algumas razões para comprar ações fracionadas.

Vale lembrar que as ações fracionadas pagam exatamente os mesmos dividendos de ações de lote padrão. O pagamento dos proventos está relacionado com política de pagamento de dividendos de cada empresa.

Embora atualmente operar na Bolsa de Valores esteja ao alcance de qualquer pessoa. É importante estudar sobre os ativos, estar preparado e consciente para as baixas da Bolsa, afinal nem só de alegrias e altas vive o mercado.

Outra dica é quando for escolher a sua corretora, dar preferência para aquelas que não cobram taxas de corretagem, para que você não pague taxas de corretagem referentes à diversas operações pequenas.

Você pode encontrar outras informações sobre ações no site da B3.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação