Início » Internet » Google vai oferecer notícias grátis pagando por paywall no Brasil

Google vai oferecer notícias grátis pagando por paywall no Brasil

Programa do Google para apoiar o jornalismo irá pagar por paywall para oferecer notícias grátis no Brasil e em outros países

Bruno Gall De Blasi Por

O Google anunciou um novo programa de licenciamento para apoiar o jornalismo nesta quinta-feira (25). Segundo a companhia, entre as ações da iniciativa está o pagamento de notícias com paywall para oferecer acesso gratuito aos conteúdos disponíveis na internet. O Brasil está entre os primeiros países a serem beneficiados pelo projeto.

Google / Codigos Reserva Alternativos Google - Google Fotos

O programa de licenciamento para auxiliar as publicações foi anunciado no blog oficial da companhia. A ação, de acordo com o empresa, “pretende remunerar publicações por conteúdos de alta qualidade que farão parte de uma nova experiência jornalística a ser lançada no final deste ano”.

A oferta de conteúdos gratuitos em jornais online que utilizem paywall é uma das ações previstas pelo programa. Para isto, a empresa irá pagar pelos artigos, notícias, reportagens e afins de veículos parceiros atendidos pela iniciativa para que mais pessoas tenham acesso às publicações.

Os primeiros países a serem beneficiados pelo programa são a Alemanha, Austrália e Brasil, onde foram realizadas parcerias com publicações locais e nacionais. Ainda de acordo com a companhia, o programa está previsto para ser ampliado para outras regiões no futuro.

O programa será lançado no fim de 2020 no Google Notícias e Google Discover.

Com informações: Google e The Verge

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Senti até um peso na consciência por usar adblocker.

Daniel Ribeiro (@danarrib)

O melhor jeito de burlar Paywall é simplesmente desligar o Javascript do Browser.
Os caras fazem o sistema para que o Bot do Google tenha acesso total para indexar o conteúdo, mas a hora que um humano vai ler, PAH! Bate com a cara na parede.

É só desligar o Javascript que tudo se abre automaticamente. Recomendo a extensão “Disable Javascript”, na Chrome Web Store. https://chrome.google.com/webstore/detail/disable-javascript/jfpdlihdedhlmhlbgooailmfhahieoem

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

A iniciativa do Google veio tarde. Atualmente sites de fake news dominaram a internet. As grandes empresas de tecnologia deveriam ter financiado o jornalismo sério há anos. Mas, ao invés disso, patrocinaram fake news e discursos de extrema-direita pelo mundo por causa do paywall existente nos grandes sites de notícias. O jornalismo sério merece nosso apoio, mas a maioria das pessoas não tem como fazer isso. Resultado: estas pessoas visitam sites jornalísticos duvidosos e ruins.

Daniel Ribeiro (@danarrib)

Eu não entendi sua resposta ao meu comentário… Você está dizendo então que as fake news só existem porque os sites de esquerda são pagos?
Ou você está dizendo que apenas sites de direita produzem fake news?

@Rogerio.Neves

Se criou uma cultura de que qualquer opinião que não seja de esquerda automaticamente. é de extrema direita, ao mesmo tempo que se desconhece que sites de esquerda porém ser extremistas ou também capazes criar fake news. Por sinal, o próprio conceito de fake News varia de acordo com a conveniência de quem faz a acusação. O problema de se permitir esse tipo de narrativa é que qualquer pode ser acusado injustamente, inclusive quem hoje acusa.

@ksio89

Ué, a Foice de SP é de extrema esquerda, publica fake news a rodo e tem paywall, cadê teu Deus agora? Aliás, é até hipocrisia da Folha implementar paywall, afinal como jornal canhoto deveriam socializar a informação e não vendê-la, já que lucrar é coisa de capitalista opressor fascista patriarcal.

@ksio89

ENEM 2020

Quando uma ideia vai ao encontro da ideologia esquerdista, ela é rotulada de:

“extrema-direita” “fascismo” "discurso de ódio “reacionário” “bolsonarismo”
Eu (@Keaton)

Meh… tinha uma extensão que limpava os cookies dos sites com paywall por views. Nem lembro o nome.

Eu (@Keaton)
National Rifle Association
Fabio Oneda (@Zabba)

Aff!! Até aqui tem esses bolsonaristas chatos, que acham q qualquer crítica ao governo do coiso é esquerdismo, comunismo, etc? Vai tomar banho…

@ksio89

Não tô falando que tudo é mentira, mas o cara falou que jornal de direita posta fake news, eu falei que um de esquerda que recebia uma grana boa do governo anterior também postava.

Assim como Carta Capital, Brasil 247, Mídia Ninja e outras mídias canhotas também postam notícias falsas pra atender sua agenda política, então dá no mesmo, os dois lados mentem.

@ksio89

Já dizia o poeta: “Acuse-os daquilo que você é.”

Fabio Oneda (@Zabba)

Sim, tem portais jornalísticos duvidosos dos dois lados. Inclusive existe esse viés na grande imprensa tb. Só que da forma como você falou, é como se vc achasse que todos os grandes jornais nacionais e estrangeiros fossem de esquerda porque criticam o governo Bolsonaro.

@Rogerio.Neves

Isso. E é interessante a rotulagem automática que você recebe se critica alguma coisa da esquerda. É um lado que não pode ser criticado porque “nunca erra”… Só corrobora o que estamos dizendo, infelizmente.

@ksio89

Sim, só eles estão certos e todo mundo que discorda está errado, é desse jeito.