Google vai oferecer notícias grátis pagando por paywall no Brasil

Programa do Google para apoiar o jornalismo irá pagar por paywall para oferecer notícias grátis no Brasil e em outros países

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google / Codigos Reserva Alternativos Google - Google Fotos

O Google anunciou um novo programa de licenciamento para apoiar o jornalismo nesta quinta-feira (25). Segundo a companhia, entre as ações da iniciativa está o pagamento de notícias com paywall para oferecer acesso gratuito aos conteúdos disponíveis na internet. O Brasil está entre os primeiros países a serem beneficiados pelo projeto.

O programa de licenciamento para auxiliar as publicações foi anunciado no blog oficial da companhia. A ação, de acordo com o empresa, “pretende remunerar publicações por conteúdos de alta qualidade que farão parte de uma nova experiência jornalística a ser lançada no final deste ano”.

A oferta de conteúdos gratuitos em jornais online que utilizem paywall é uma das ações previstas pelo programa. Para isto, a empresa irá pagar pelos artigos, notícias, reportagens e afins de veículos parceiros atendidos pela iniciativa para que mais pessoas tenham acesso às publicações.

Os primeiros países a serem beneficiados pelo programa são a Alemanha, Austrália e Brasil, onde foram realizadas parcerias com publicações locais e nacionais. Ainda de acordo com a companhia, o programa está previsto para ser ampliado para outras regiões no futuro.

O programa será lançado no fim de 2020 no Google Notícias e Google Discover.

Com informações: Google e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados