Nintendo distribui kits de desenvolvimento do Switch no Brasil

Desenvolvedores brasileiros já podem contar com kits homologados pela Anatel para criar jogos para o Switch

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Nintendo Switch Lite

Após o Nintendo Switch e o kit de desenvolvedores do console serem homologados pela Anatel, em abril de 2020, uma nova boa notícia foi revelada pela fabricante japonesa: os criadores de jogos brasileiros já podem receber esses kits certificados pela agência reguladora. O anúncio foi feito durante o BIG Digital 2020, evento online voltado para o mercado independente de games.

Scott Hawkins, responsável pelo licenciamento de softwares e relacionamento com desenvolvedores da Nintendo, apresentou a novidade durante sua palestra, no último dia 24, chamada “Desenvolvimento de Games para Nintendo Switch: Uma Oportunidade Global”.

Hawkins afirma que todos os kits de desenvolvimento para o Switch (e Switch Lite) disponíveis atualmente já foram certificados para o Brasil. “Agora temos a permissão para enviar kits diretamente para nossos parceiros autorizados no Brasil.” – comenta o representante. “Inclusive, há criadores de jogos no país que já obtiveram seus hardwares de desenvolvimento.”

Esta é, certamente, uma boa notícia para estúdios indies braseileiros que antes precisavam passar por um processo burocrático imenso para tentar importar esses kits. Vale lembrar que já temos alguns jogos nacionais no catálogo do Switch, como Horizon Chase Turbo, Dandara, Knights of Pen & Paper + 1 Deluxier Edition, 99Vidas – Definitive Edition, Blazing Chrome, Chroma Squad, Relic Hunters – Zero Remix, dentre outros.

A Nintendo não está mais, oficialmente, no Brasil desde 2015. No entanto, ações como estas – facilitando um pouco mais o acesso de desenvolvedores locais aos seus kits – além de participações esporádicas em eventos realizados por aqui, como o próprio Big Digital, podem significar que a empresa japonesa esteja ensaiando um possível retorno (quem sabe).

nintendo-kit-desenvolvedor-brasil

Apresentação da Nintendo no BIG Digital (Fonte: YouTube)

Como produzir jogos para o Nintendo Switch

Hawkins reservou também uma parte da sua apresentação para explicar como é possível criar games para o Switch. Há dois métodos principais, segundo o representante da Nintendo:

  • Já trabalhar numa empresa que é uma editora aprovada para o Nintendo Switch;
  • Registrar-se para se tornar um desenvolvedor aprovado para a console.

Para essa segunda opção, é necessário ir até o portal de desenvolvedores da Nintendo e fazer o seu cadastro, onde você terá que fornecer à Nintendo informações do tipo: há quanto tempo trabalha com jogos; que tipo de tecnologia usa para criar seus games; se já tem títulos publicados; que tipos de jogos pretende fazer para o Switch; e etc.

Se sua solicitação para ser um desenvolvedor parceiro for aprovada, você receberá acesso à documentação para a criação de jogos no console e ainda poderá comprar um hardware de desenvolvimento.

Com informações: BIG Digital

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados