Início » Aplicativos e Software » Google faz novo avanço na realidade aumentada do Android

Google faz novo avanço na realidade aumentada do Android

A atualização para dispositivos Android permite que o aparelho identifique e posicione corretamente objetos 3D atrás de obstáculos para a vista

André Fogaça Por

O Google divulgou uma atualização para a API Depth do ARCore que torna a realidade aumentada muito mais precisa em dispositivos Android, principalmente para aqueles que não contam com nenhum sensor específico para entender a profundidade que existe em uma cena.

Google Depth API ARCore

A novidade pode ser vista como uma resposta do gigante das buscas para o avanço que a Apple fez ao colocar o LiDAR no iPad Pro mais recente, aumentando ainda mais a capacidade do tablet entender o mundo que está na frente do conjunto de lentes. No lado do Android, o ARCore agora consegue utilizar algoritmos para gerar um mapa de profundidade mais detalhado com apenas uma lente no gadget – que pode ser um smartphone ou tablet.

Os avanços alcançados estão na versão 1.18 do ARCore, que é capaz não somente de melhorar o trabalho de mapeamento do ambiente, mas também consegue introduzir alguns objetos na cena que aparecem atrás de obstáculos para a vista.

Alguns apps já estão utilizando a nova versão da ferramenta, que consegue colocar um boneco tridimensional de um filtro do Snapchat atrás de um sofá e que respeita a visão ao esconder e manter o boneco no mesmo local quando a vista não é possível, ou uma linha de dominós que foi criada circulando uma cadeira, com parte dela também fora do alcance da visão.

Mesmo não exigindo sensores extras para entender o ambiente, ter algum mostra que o ARCore pode ganhar ainda mais utilidade. Um exemplo vem da Samsung, que utiliza uma câmera ToF de seus aparelhos mais recentes (Galaxy Note 10+ e Galaxy S20 Ultra) para aplicar medidas em um objeto de forma automática, sem precisar andar por toda sua extensão.

O ARCore 1.18 com a nova API Depth está disponível para os desenvolvedores a partir desta quinta-feira (25), com o SDK pronto para o uso em breve no site do Google para desenvolvedores do Android.

Com informações: Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação