Início » Jogos » O que é gamertag no Xbox One?

O que é gamertag no Xbox One?

Saiba o que é gamertag e para que serve usá-la em plataformas de games da Microsoft, como Windows 10 ou consoles Xbox One

Felipe Vinha Por
TB Responde

Para usar qualquer sistema online de jogos da Microsoft, em especial no Xbox One e Xbox Live, é necessário ter uma gamertag registrada. Mas o que é gamertag, neste sentido? Só um apelido? Para que serve? Estas e outras perguntas, respondidas a seguir.

O que é Gamertag / Felipe Vinha / Reprodução

O que é gamertag

Resumidamente, a gamertag é a sua identidade online para a plataforma Xbox Live e, ocasionalmente, Games for Windows.

A gamertag é o nome que jogadores escolhem na hora de registrar uma conta em consoles Xbox, isso desde o primeiro modelo. O nome é único, como se fosse um nome de usuário de rede social, e serve para que outros jogadores te encontrem para partidas multiplayer.

Para que mais serve?

Além de identificação e login, a gamertag também funciona como armazenamento de todos os dados da sua conta. Ficam associadas, por exemplo, as conquistas que obteve em um jogo.

Se você terminou determinado jogo, quando foi a última vez que ficou online, se está jogando alguma coisa no momento. Até mesmo lista de amigos e amigos em comum, para quem pesquisar. Tudo isso é atrelado com a gamertag, respeitando configurações de privacidade, se assim o jogador desejar.

O que é Gamertag / Felipe Vinha / Reprodução

Além de tudo, para realizar qualquer compra em jogos digitais na Xbox Live a gamertag também é necessária. Em resumo: o jogador não consegue fazer quase nada online em plataformas Xbox sem ela.

Claro que tudo que o usuário fizer na rede do Xbox e Windows fica também registrado, inclusive atos ilícitos, como desrespeitar pessoas em jogos online ou utilizar programas e jogos não-autorizados. Tenha sempre cuidado e respeite as regras de convivência e diretrizes da Microsoft.

Como ter uma gamertag

Para ter sua própria gamertag, basta entrar em qualquer aplicativo ou console Xbox. No Windows 10, por exemplo, basta abrir o app Xbox – o sistema te pedirá para definir qual será sua gamertag.

Caso não goste do nome registrado na gamertag, saiba que é possível mudar apenas uma vez, então decida com sabedoria.

Uma mesma gamertag, quando registrada, pode ser usada em qualquer aparelho compatível. Mesmo que, se for o caso, você não tenha um Xbox One, por exemplo. Gamertags também são usadas para login em sites de jogos da Microsoft, como a loja online Game Store.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação