Início » Aplicativos e Software » Como inserir capítulos em vídeos longos no YouTube

Como inserir capítulos em vídeos longos no YouTube

Direto ao ponto. YouTube Video Chapters: localize trechos específicos facilmente com o recurso de capítulos do YouTube

Tatiana Vieira Por

Acaba de ser lançada uma funcionalidade que vai facilitar muito a vida de quem não deixa de aproveitar um tempo livre assistindo a vídeos das bandas favoritas ou aprendendo algo novo. O recurso permite inserir capítulos em vídeos longos no Youtube.

Isso significa que você pode ir direto ao ponto que deseja assistir, sem perder tempo tentando pinçar, na unha, o exato momento de conteúdo que procura. E não é só isso. Também é possível nomeá-los e ter a sensação de estar acessando um belo acervo digital organizado e feito pra você.Como inserir capítulos em vídeos longos no YouTube

Graças a essa novidade, todos os usuários que fizerem uploads para o site – que está sendo chamado extra-oficialmente de “YouTube Video Chapters“, terão uma navegação ainda mais otimizada com a realidade do dia a dia. Pra você que curte ou precisa seguir aulas online, é possível verificar o capítulo desejado e revisar pontos específicos sem dificuldade.

Como inserir capítulos em vídeos longos no YouTube

  1. Faça login no YouTube;
  2. Clique no ícone de seu perfil para abrir um menu lateral;
  3. Selecione a opção “YouTube Studio”;Como inserir capítulos em vídeos longos no YouTube
  4. Clique em “Vídeos”;
  5. Acesse o vídeo que você quer editar;
  6. Faça upload, selecionando o vídeo em sua biblioteca ou arraste para a área de upload;
  7. Clique em “Detalhes”;Como inserir capítulos em vídeos longos no YouTube
  8. Na descrição do vídeo, determine o tempo de cada capítulo ao digitar no formato “horas:minutos:segundos“, incluindo o nome da categoria ou divisão em seguida – cada capítulo tem que ter, no mínimo, 10 segundos e 3 capítulos;
  9. Comece pelo segundo 0:00, dê espaço e insira o nome do seu capítulo;Como inserir capítulos em vídeos longos no YouTube
  10. Terminada a divisão, clique em “Salvar”;
  11. As alterações serão salvas no vídeo.
  12. Ao reproduzir, será possível notar os capítulos pela barra de reprodução.

Para ativar os capítulos de vídeo, confira se a primeira marcação de tempo da lista começa com 00:00. Seu vídeo precisa ter pelo menos três marcações de tempo organizadas em ordem crescente. A duração mínima de cada capítulo é de 10 segundos.

A divisão, no entanto, só pode ser vista ao utilizar o site ou aplicativo do YouTube. Quer saber como ficou? Dê uma olhada neste show do canal oficial da banda britânica Radiohead, que já está testando a feature desde abril. Aliás, a novidade não funciona quando você incorpora o vídeo em uma página ou blogpost, pois a plataforma de streaming não é exatamente fã de embeds – afinal, quanto mais tempo você passa lá, mais vídeos vê.

Você também pode editar e atualizar seus vídeos antigos, inserindo capítulos e ter a navegação facilitada com essa ferramenta.

Com informações: Support Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação