YouTube testa rival do TikTok com vídeos de até 15 segundos

YouTube experimenta recurso para gravar vídeos curtos de até 15 segundos em segmentos para competir com TikTok e Instagram

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo do YouTube (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Agora é a vez do YouTube: o serviço de streaming está desenvolvendo um recurso para para gravar vídeos curtos de até 15 segundos em segmentos e competir com o TikTok e o Instagram Reels. A ferramenta para produzir conteúdos efêmeros está em fase de testes nos aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS).

As informações sobre a novidade foram disponibilizadas na lista de recursos em teste pela plataforma na quarta-feira (24), na seção “Testing out a way to record multi-segment videos” (“Testando uma maneira de gravar vídeos com vários segmentos”, em tradução livre). A ferramenta, porém, ainda não está disponível para todos os usuários.

Segundo o YouTube, a função permite que os usuários gravem vídeos curtos em segmentos como no TikTok e na ferramenta do Instagram Stories. “Estamos testando uma nova maneira de os criadores gravarem facilmente vários clips diretamente pelo app móvel do YouTube e enviarem como um vídeo”, explicam.

O funcionamento da novidade é similar às demais redes sociais. Para filmar, basta tocar sobre o botão de captura e segurar, e depois soltar para interromper. O usuário poderá retomar a gravação diversas vezes ao repetir o processo até completar quinze segundos para enviar todos os clips em um único vídeo.

O YouTube, no entanto, não deu muitos detalhes sobre o funcionamento do recurso, que está disponível para algumas pessoas na ferramenta de upload de vídeos do app em “Create a video” (“Criar um vídeo”, em tradução livre). Também não há informação sobre a presença de opções para editar vídeos e aplicar efeitos como no Instagram e TikTok.

Além disso, segundo o serviço de streaming, a câmera do aplicativo não poderá ser utilizada para gravar vídeos mais longos. Segundo o YouTube, “se você deseja enviar um vídeo mais longo, ainda poderá fazer o upload da galeria do telefone em vez de gravar pelo aplicativo”.

Este é mais um recurso do YouTube que se aproxima das plataformas para conteúdos efêmeros, como o Snapchat e Instagram Stories. Em 2017, o serviço disponibilizou uma função para enviar vídeos curtos que desaparecem após 24 horas no ar. A ferramenta chegou ao Brasil no ano seguinte, na seção “Histórias” em apps para celular.

Com informações: Google, TechCrunch e Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados