Início » Gadgets » Samsung: home theater HT-J5500 parou de funcionar no Brasil e mais países

Samsung: home theater HT-J5500 parou de funcionar no Brasil e mais países

Blu-ray players e home theaters da Samsung entram em loop infinito; falha afeta modelo HT-J5500 lançado no Brasil

Felipe Ventura Por

Na última semana, o mesmo defeito surgiu em vários dispositivos da Samsung: Blu-ray players e home theaters entram em loop infinito, desligando ou reiniciando pouco após carregar a interface principal. Isso inclui o modelo HT-J5500, que foi lançado no Brasil; mas o problema afeta usuários do mundo inteiro. A empresa ainda não explicou o que aconteceu: o culpado pode ser um bug na atualização de firmware, ou um certificado SSL expirado.

Samsung HT-J5500

Samsung HT-J5500

A falha vem sendo mencionada pelo menos desde 18 de junho em países como Chile, México, EUA, França, Alemanha e Reino Unido. Alguns dias depois, surgiram relatos vindos do Brasil. “Meu HT-J5500 de repente nem emite som”, explica um usuário no Twitter. “Home theater Samsung HT-J5500 com bug crônico”, afirma outro.

Thiago Zanoni demonstra em vídeo o que está acontecendo: ao pressionar o botão liga/desliga no controle remoto, o home theater exibe o logotipo da Samsung e a interface de usuário; no entanto, um ou dois segundos depois, ele desliga sozinho. Um vídeo no YouTube exemplifica o mesmo problema.

Segundo os relatos, a falha afeta os Blu-ray players BD-J5100, BD-J5700, BD-J5900 e BD-JM57C; além dos home theaters HT-J4200, HT-J4500 e HT-J5500. Até onde sabemos, apenas o HT-J5500 foi lançado oficialmente no Brasil.

No ano passado, a Samsung confirmou o fim da produção de todos os modelos de Blu-ray player, tanto no Brasil como nos EUA. O mesmo parece ter ocorrido com os home theaters; a empresa vem se concentrando apenas em soundbars, além das TVs.

Samsung liberou atualização com falha?

Catalin Cimpanu, da ZDNet, acredita que a falha não foi causada por uma atualização de software com erros, porque muitos dos modelos afetados sequer recebem updates.

“Uma explicação mais realista é que os problemas estão sendo causados por um certificado SSL expirado que os Blu-ray players da Samsung estavam usando para se conectar aos servidores da Samsung via HTTPS”, ele explica.

Em 22 de junho, uma representante da Samsung disse no fórum oficial: “estamos cientes de usuários que relataram um problema com bootloop em alguns Blu-Ray players e estamos analisando isso mais detalhadamente; publicaremos uma atualização aqui neste tópico quando tivermos mais informações”.

Desde então, a empresa não se pronunciou mais, porém o erro continua. O Tecnoblog entrou em contato com a Samsung no Brasil; na terça-feira (30), ela disse: “não temos retorno no momento”.

Atualizado em 30/06

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
19 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luander Falqueto Beltrame (@LuanderFB)

Vish, tenho um aqui tbm. Mas está parado por falta de espaço no momento. Será que se deixar ele off-line, quando ligar, o problema não vai acontecer?

@doorspaulo

Sempre fico com um pé atrás de “smart coisas”, pois o produto acaba não sendo efetivamente seu.

Uso uma TV burra, com um par de caixas Edifier, tudo ligado num HTPC.

² (@centauro)

Se o problema for causado por uma SSL vencido que causa o loop quando conecta ao servidor da Samsung, então não conectar na internet deveria funcionar.

Felipe Ventura (@felipe)

Atualizamos o texto com a resposta que recebemos hoje da Samsung: “Não temos retorno no momento”.