Início » Aplicativos e Software » iOS 14 expõe TikTok por acesso constante à área de transferência

iOS 14 expõe TikTok por acesso constante à área de transferência

Usuários do iOS 14 beta descobrem que TikTok acessa insistentemente o que usuário copia para a área de transferência no iPhone

Lucas Braga Por

A Apple trouxe diversos novos recursos de privacidade no iOS 14, e o sistema operacional móvel irá revelar quais aplicativos do iPhone acessam o conteúdo da área de transferência. A novidade acabou expondo o TikTok, e descobriu-se que o app acessava insistentemente o conteúdo copiado sem autorização ou intenção do usuário. Um alerta era exibido todas as vezes que algo era digitado nas caixas de comentários.

O que é TikTok / Pixabay / Antonbe

Quem já instalou o iOS 14 beta reclamou sobre o comportamento do aplicativo no Twitter:

TikTok diz que recurso faz parte de anti-spam

O TikTok esclarece ao The Telegraph que o acesso à área de transferência fazia parte de um recurso de anti-spam, projetado para identificar comportamentos repetitivos. Ele foi removido na versão mais atualizada da App Store para evitar confusão.

Existem outros aplicativos que acessam a área de transferência sem o comando do usuário. O Itaú, por exemplo, utiliza o recurso para buscar códigos de barras e facilitar o pagamento de boletos; já o Muambator cola automaticamente o número de rastreamento dos Correios.

Os recursos de privacidade do iOS 14 também irão expor outros tipos de conduta invasiva. Além da área de transferência, o sistema informa quais aplicativos usaram recentemente a câmera ou microfone. A marcação é exibida próximo do indicador de bateria, com indicador verde ou laranja. O uso dos serviços de localização já é exibido nas versões anteriores.

As 10 melhores novidades do iOS 14 em vídeo

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pedro Puppim (@pedropuppim)

Só eu que acho isso muito grave?
Essa história de que faz “parte de um recurso de anti-spam” não me convenceu nenhum pouco.

² (@centauro)
Matheus Moreno (@Matheusandyou)

Gravíssimo. Quanto dado sensível pode ter sido roubado.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Lembrando que quando os apps forem atualizados para o iOS 14 de fato, haverá uma API que cuidará dessa comunicação entre a área de transferência e o app. Tudo vai acontecer de forma invisível. Ao copiar o app vai perguntar ao sistema se aquele arquivo é relevante ao APP em questão. Se não for, acesso negado e nem chega a aparecer esse banner.

A ideia de expor isso é constranger esses apps que abusam do privilégio de acesso à área de transferência. Assim como antes de baixar um APP ele deverá informar quais dados coleta e se compartilha cm terceiros, tudo isso na página da AppStore de forma visível. Ela até comparou a informação nutricional, no rótulo de um produto.

Eu (@Keaton)

Nossa, o TikTok cata tanta info não anonima dos usuários que não sei nem como ele não foi banido ainda…

@doorspaulo

E surpreende zero pessoas.
Esses apps chineses são sempre envoltos em alguma polêmica relacionada à privacidade.