O que é um soundbar?

O soundbar pode ser o complemento perfeito para a sua televisão e te proporcionar uma experiência de som imersivo

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 1 ano
Samsung The Terrace Soundbar

Você é uma daquelas pessoas que assistem a todos os títulos possíveis em serviços de streaming? Se a resposta for sim, talvez você deva considerar comprar um soundbar. Mas o que é um soundbar?

O soundbar é um dispositivo fino que contém vários alto-falantes individuais acoplados e pode ser o complemento perfeito para a sua TV. Não adianta ter uma televisão 4K com um som distorcido, de baixa qualidade, e nisso o aparelho pode fazer a diferença.

Para que serve o soundbar?

Basicamente, o equipamento serve para melhorar a qualidade do som da TV e criar um “virtual surround”.

Quando aliado a um subwoofer – aparelho alto-falante que reproduz frequências graves e médias –, o soundbar pode criar vibrações que simulam o efeito de som imersivo, mas sem a necessidade de instalar diferentes caixas de som e conectar muitos fios.

Quais são suas prioridades ao escolher um novo modelo de TV? Geralmente as pessoas se preocupam com detalhes como a largura da televisão, o tamanho da tela e a qualidade de imagem. É comum se esquecer do áudio na hora da escolha.

Com o passar do tempo, os modelos de TV ficaram mais finos, o que pode ser ótimo no quesito design, mas atrapalha o som. Os alto-falantes embutidos na televisão também tiveram o tamanho reduzido, o que resulta numa perda de qualidade de áudio.

É aí que entra o soundbar, que pode transformar a sua experiência em uma verdadeira imersão. Parece supérfluo, mas a diferença do som é muito notável. Os diálogos ficam mais claros, e você percebe sons que antes não estavam lá.

Como funciona?

O som estéreo tem dois canais, um à esquerda e outro à direita, e a maioria dos materiais audiovisuais são gravados com esse tipo de som. O soundbar foi criado para explorar isso da forma ideal, já que tem os alto-falantes posicionados à esquerda e à direita, reproduzindo o som estéreo da maneira correta.

Ele deve ser posicionado abaixo da televisão, centralizado, não atrás ou escondido no meio de um monte de objetos.

Geralmente os soundbars são vendidos com um subwoofer – este aparelho deve ser instalado a parte, no chão, para reproduzir sons graves, de frequência baixa.

O ideal é que o cômodo seja decorado com objetos pelo chão e parede – tapetes ou quadros, por exemplo –, pois eles ajudam na absorção do som.

Soundbar x Caixinhas de Som

O equipamento tem efeito semelhante às caixas de som padrão, desde que elas estejam posicionadas corretamente. A maior diferença entre os dois é que o design do soundbar é mais elegante, ocupa menos espaço e não precisa de tantos cabos.

Agora, se comparado às caixinhas de som bluetooth, o soundbar ganha em qualidade. Esse tipo de caixinha tem o som um pouco pior, mas ainda é melhor que o áudio dos alto-falantes da TV.

Com informações: Wired

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Canal Exclusivo

Relacionados