Início » Aplicativos e Software » Você deve ter cuidado ao usar o WhatsApp Pagamentos para vendas

Você deve ter cuidado ao usar o WhatsApp Pagamentos para vendas

WhatsApp diz que pagamentos por vendas deve ser feitos pela conta Business; contas pessoais estão sujeitas a bloqueio

Lucas Lima Por

Com os pagamentos via WhatsApp liberados no Brasil, é preciso ter cuidado não só em relação ao uso seguro da ferramenta (para não cair em golpes), mas também com o que se recebe dinheiro por ali. Quem usa a conta pessoal, sem ser Business, não deve usar a ferramenta de pagamentos para receber por vendas. Caso contrário, estará sujeito ao bloqueio da conta.

❗️Observação: O Banco Central suspendeu o uso do WhatsApp Pagamentos no Brasil. Entidade ainda avaliará eventuais riscos ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Não há data para retorno do recurso ou ordem de bloqueio definitivo. Quem teve o acesso ao recurso está impossibilitado de realizar transações por enquanto.

WhatsApp Pagamentos

Cuidado ao usar o WhatsApp Pagamentos para vendas

Em uma das páginas sobre a função de pagamentos via WhatsApp, a empresa cita que “o recurso de pagamentos foi desenvolvido apenas para transferências pessoais entre amigos e familiares e para a compra de bens e serviços, e não para o recebimento de dinheiro por vendas”.

Em outro parágrafo, ressalta que “Receber pagamentos de clientes por outro método que não seja a opção ‘Receber pagamentos por vendas’ do Facebook Pay no app WhatsApp Business poderá violar nossos Termos de Serviço e sua conta do WhatsApp será bloqueada.”

Vale lembrar que, no final de 2019, a empresa chegou a bloquear 600 contas de farmácias de manipulação que comercializavam medicamentos pela plataforma, por violação dos termos de uso. No entanto, uma liminar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios ordenou que o Facebook fizesse o desbloqueio.

O que diz os termos de uso do Pagamentos?

Na seção de “Uso comercial do Pagamentos” da página de Termos de Serviço do Pagamentos, há a informação de que uma pessoa não pode usar o recurso para receber como comerciante. Para este fim, é necessário registrar-se como empresa no aplicativo do WhatsApp Business.

Por quê?

Não há limite de transações para recebimento no WhatsApp Business — contas pessoais só podem receber até 20 pagamentos por dia. Além disso, há uma taxa cobrada de 3,99% sobre a transação quando o comerciante recebe pela conta Business. Os pagamentos são feitos pelo Facebook Pay e processados pela Cielo.

Qual o jeito certo de receber por vendas?

Apesar da taxa, o jeito certo de receber pagamentos de vendas via WhatsApp é pela conta Business. Além de não ter um limite de transações diárias, o usuário não fica sujeito a ter a conta bloqueada e perder o contato com os clientes.

Nossos conteúdos sobre a plataforma podem ser encontrados pela tag WhatsApp Business, com os conteúdos como:

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação